banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Você realmente sabe o significado da palavra ‘Trabalho’?
  Data/Hora: 1.mai.2013 - 18h 25 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Imprensa - Almério Nunes - “A Comuna de Paris” foi o primeiro grande Movimento realizado por trabalhadores. A palavra trabalho vem de “tripalium” e remonta à sua origem latina. Tripalium (três paus) era um instrumento usado para subjugar animais e forçar/subjugar escravos. Basicamente quer dizer “castigo”.

 

“Cansados de passar fome e frio depois de um dos invernos mais rigorosos daqueles anos e resistindo há meses ao cerco de soldados prussianos, os operários franceses resolveram dar um basta na situação. Na manhã de 18 de março de 1871, levantando-se contra o governo que tanto desprezava, o povo saiu às ruas e declarou que, a partir daquele momento, Paris era uma cidade livre, independente e dona do seu destino.

 

Ao contrário do que aconteceu em outras revoluções ocorridas no século 19, os revoltosos não deram um tiro sequer”. Mas … a revolução durou apenas 72 dias, tempo suficiente, entretanto, para inspirar outros movimentos dos trabalhadores. O governo da ocasião agiu e matou mais de 30 mil pessoas nas ruas, e a repercussão foi imensa.

 

FATORES DE PRODUÇÃO

Naquela época, os trabalhadores eram usados tão somente como “fatores para a produção”; trabalhavam com lâminas e outros instrumentos cortantes e muitos morriam ou ficavam mutilados. Não havia treinamento específico, não havia qualquer preocupação com a alimentação, não havia proteção alguma e a jornada diária mínima era de 16 horas (alguns eram obrigados a dormir no ambiente de trabalho).

 

Foi neste contexto que Marx escreveu: “O que distingue uma época de outra não é o que se produz. É como se produz e quanto se obtém com o que é produzido”. (…) “Negar ao trabalhador uma participação digna, diante da sua produção, é tratá-lo como um escravo integrante de um sistema que o desconhece e exclui”. (…) “O direito ao sonho, por um amanhã melhor, é um direito do Homem. Os direitos trabalhistas não existem, mas um dia existirão e movimentarão a Terra, pois os trabalhadores iniciarão uma luta de classes que só findará com a vitória”

 

Claramente inspirados em Marx, trabalhadores de Chicago foram para as ruas, naquele célebre Primeiro de Maio de 1934. Dez deles morreram assassinados gritando por liberdade, igualdade e justa participação nos resultados da produção que efetivamente realizavam. Praticamente em todo o mundo (menos nos Estados Unidos), o Primeiro de Maio ficou conhecido, aclamado e consagrado como o Dia do Trabalhador.

UM DIA GLORIOSO

A partir daquele dia … daquele tão glorioso dia … a criminosa jornada diária de trabalho de 16 horas foi abolida. E o trabalhador, embora ainda sendo considerado como uma “coisa dentro de um sistema”, ganhou importância. O feudalismo continua, a escravatura jamais terá fim integral, mas pelo menos vale recordar que um dia … um dia em Chicago e tantas outras cidades … houve resistência. Houve luta contra os algozes dos trabalhadores.

 

(naquela mesma época, Abraham Lincoln realizava a maior Reforma Agrária em todos os tempos, e provocou uma revolução espetacular na Educação em seu país. Libertou os negros, deu-lhes dignidade e motivou-os para a Vida. Que estadista!!! O mundo de então tinha pensadores e realizadores).

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Mirante