banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ginástica Artística e Rítmica na cidade de Toledo – a Venda de Neymar e um final de semana para nunca mais ser esquecido...
  Data/Hora: 27.mai.2013 - 14h 41 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por: João Maria Teixeira da Silva - O que tem a ver a venda de Neymar, e as apresentações das Meninas do Brasil da Ginástica Artística e Rítmica na cidade de Toledo? Além da beleza e da magia do esporte – em comum, neste caso, é que as duas coisas aconteceram no mesmo final de semana. São emoções diferentes, profundas e difíceis de explicar, mas que toca fundo a nossa alma e nos faz pensar...

 

Para mim pelo menos, foi um final de semana para nunca mais ser esquecido. De um lado a tristeza de ver Neymar ser vendido ao Barcelona, deixando a Vila Belmiro e nos furtando de suas jogadas geniais aqui, ao nosso lado. O Barcelona levou não só o atleta profissional, o jogador genial, levou também consigo o sorriso, a alegria de um garoto exemplar...

 

Através da sua profissão e com toda a visualização na mídia, Neymar, como filho é um exemplo de inteiração familiar. Ele nos dava o exemplo de como devemos respeitar os nossos pais. Eu me pergunto: Que país é esse onde se gasta bilhões e bilhões em campos de futebol e deixa os seus valores maiores saírem e levar a sua luz, a sua energia para brilhar e enaltecer o exterior, deixando sem luz e sem inspiração o seu próprio interior?

 

Estamos gastando uma montanha de dinheiro para organizar uma Copa do Mundo a troca de quê? Para vermos a nossa juventude que ama e respeita esse atleta torcer pelo Barcelona e ver o Messi, Chave Alonso, Iniesta, Daniel Alves, Neymar e Cia., desfilar e encantar o mundo com o que existe de melhor no mundo do futebol, o esporte de massa que contagia, cria e irradia personalidades no mundo do esporte?

 

Em minha opinião, a venda de Neymar aos espanhóis é o mesmo que vender parte do nosso Patrimônio Nacional ao capital internacional que não tem Pátria e nem fronteiras. Ainda volto a este assunto em outro artigo para concluir o meu ponto de vista – prometendo inclusive, em sinal de protesto (...).

 

Agora volto ao final de semana na cidade de Toledo, onde com o apoio da Caixa Econômica Federal, prefeitura Municipal de Toledo e Sadia, aconteceu o Circuito Caixa Econômica Federal e o Troféu Brasil de Ginástica Rítmica. 

 

Foto: (CBG) - A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, entregando uma placa ao prefeito de Toledo, Beto Lunitt

 

Ou seja: volto ao mundo da alegria que nos entusiasma e nos contagia. Estive lá, prestigiando a Cerimônia de Abertura na noite de sexta-feira (24), que contou com uma apresentação especial da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, a convite da minha netinha Isabele Novelli da Silva.

 

Isa, (na foto ao lado) como carinhosamente nós a chamamos, no esplendor dos seus seis aninhos, é uma graça de bondade, elasticidade e doçura. É energia pura, elástica, fantástica e durante a semana, havia insistido: “Vô, eu quero que você venha me ver se apresentar na Abertura do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica”.

 

E realmente valeu a pena. O Ginásio de Esportes Alcides Pan de Toledo estava lotado, segundo a organização cerca de seis mil pessoas estavam presentes prestigiando essa Competição que reúne os melhores ginastas do país, inclusive alguns que integram as Seleções do Brasil.

 

Com a presença dos atletas e comissões técnicas dos clubes participantes o público se deliciou com a lenda da gralha azul e as etnias que colonizaram o Estado do Paraná. Segundos os organizadores, a proposta dos coreógrafos Jean Milan e Débora Souza, foi a de mostrar as tradições locais e valorizar a cultura da região.

 

O público pode também se deliciar com a apresentação de gala da Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica, que conquistou recentemente uma inédita medalha de bronze na Copa do Mundo de Minsk.

Para descrever o que foi a beleza desta abertura no total, destaco a apresentação individual de uma garotinha que deveria ter no máximo sete anos de idade e estava vestida de Gralha Azul, a mesma indumentária da minha netinha. Num só corpo, um conjunto perfeito de encanto, graça e beleza. Com sua leveza ela elevou e sublimou a espécie humana.

 

Com a pureza, própria e natural de toda a criança, ela dançou e encantou, arrancando aplausos e o carinho do público presente. Deixando que a música e a dança entrassem pelos seus poros e comandasse a sua mente, ela esbanjou competência e organização, demonstrando sim, que existe um caminho puro e seguro que pode nos levar próximo a perfeição...

 

Mesmo com a sua pequena idade, mostrou amor a arte, respeito e serenidade – e o mais importante – com a energia do seu próprio corpo, com o seu próprio SER, deixou uma nobre lição no ar, como se nos dissesse: “Basta querer que você também pode SER, - mas tem que começar já e não deixar os músculos do corpo enrijecer para começar a praticar”.

 

Com esta introdução, eu quero dar um abraço a todos os professores do Brasil e do mundo, em especial a professora Débora da minha querida Netinha Isabele...

 

Entre os participantes, a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, o prefeito de Toledo, Beto Lunitt, a secretária municipal de esportes e lazer, professora Marli Gonçalves Costa, autoridades locais, regionais, estaduais e nacionais. O prefeito Beto, o coordenador da equipe de alto rendimento da Sadia, Pedrinho Furlan e a ginasta de Toledo, Angélica Kyjecynski, receberam uma placa das mãos de Luciene Resende.

 

 

 

O público ainda se deliciou com as apresentações de ginástica artística masculina e feminina, com grandes nomes como Arthur Nory Mariano, Francisco Barreto Júnior, Adrian Gomes e Rebeca Andrade, além de Caio Campos, Diego Hypólito, Pétrix Barbosa e Sérgio Sasaki fizeram apresentações, sem concorrer ao título.

Isabele, com seus pais Júlo César e Francieli Novelli da Silva

 

Diego Hipólito, nosso medalhista de Ouro, demonstrando todo o seu carinho e a sua simpatia com os seus fãs - ao lado meu filho Ricardo, minha esposa Gisa e o meu netinho Artur...

 

Você pode conferir neste link da CBG (a relação dos vencedores): http://cbginastica.com.br/cbg/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=1&Itemid=50

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Mirante
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner pedrão 2018