banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A agonia de Frei Tito, nas mãos do major Albernaz
  Data/Hora: 28.mai.2013 - 11h 56 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Imprensa - Fernando de Santa Rosa - Em “O Globo” do dia 23/11/1984, deparei-me com notícia publicada sob o título: “Exército prende Major que dava golpes como Coronel”.

 

Surpreso, verifiquei tratar-se do major reformado BENONE DE ARRUDA ALBERNAZ, uma das mais raras “pérolas” das cultivadas pelo regime ditatorial implantado em 1964.

 

Notabilizou-se ele pela combinação da truculência irracional da pior das bestas feras, com a covardia dos sádicos, o que permitiu que fosse traçado seu perfil de grande torturador e homicida.

 

Entre seus vários crimes, lembro-me da descrição da “Paixão e Morte de Frei Tito”, no livro “Batismo de Sangue”, de autoria de Frei Beto.

 

No dia 17 de fevereiro de 1970, aquele frei dominicano foi transferido do Presídio Tiradentes para a sede da Operação Bandeirantes, a famigerada “OBAN”, em São Paulo, onde, no dia seguinte, o major em questão, chefe da equipe da pesada, apareceu.

 

OPERAÇÃO OBAN

Começando a manipular os eletrodos para os competentes choques elétricos, disse: “Quando venho para a “OBAN” deixo o coração em casa” (como se ele realmente o possuísse). Odeio padres e não há nada que me impeça de matar um terrorista. guerra é guerra.”

 

Lógico que guerra é guerra. E militar só se realiza, profissionalmente, numa guerra porém, como há militares e militares, há guerras e guerras.

 

E por tratar-se de um desonroso tipo de guerra, forjado por um desprezível militar, veio-me à lembrança outra figura, desta vez argentina, a do comandante Astiz, notabilizado como “herói, de outra famosa guerrinha contra a juventude argentina que ousava discordar do também regime ditatorial ali implantado. Matou e torturou à saciedade em nome da pátria.

 

Ocorre que não tardou a surgir uma guerra de verdade e desta vez contra a Inglaterra. E lá foi o famigerado comandante, não mais para torturar e matar jovens indefesos e sim, se preciso fosse, morrer pela pátria, que, supostamente, em defesa da qual, cometera tantos crimes covardes contra seus compatriotas.

 

Recebeu o comando das Ilhas Geórgia e, quando os ingleses lá chegaram, o pífio herói, em vez de defender sua pátria, honrosamente, até a morte, “assinou sua rendição sem dar um tiro sequer”, mostrando, assim, toda a extensão de sua covardia e pequenez.

 

ALBERNAZ

Com a imaginação criadora de um autêntico irmão de Satanás, Albernaz resolveu, em meio a uma “heróica sessão de tortura”, pois esta era a sua “guerra”, promover humilhação maior ao religioso inerte e sem defesa, ordenou-lhe: “abra a boca para receber a óstia sagrada.” E introduziu um fio elétrico cuja descarga arrebentou a boca de Frei Tito.

 

Com a alma atormentada e enlouquecida, Frei Tito suicidou-se, em 07/08/1974, enforcado em uma árvore de um convento perto de Lyon, França.

 

E esta pérola da ditadura de 1964, militar frustrado, que procurou se realizar, profissionalmente, numa “guerra infame e desonrosa”, tão somente para agradar os donos do poder e, com isto promover-se, aí está. Desta vez ostentando mais outros galardões no peito: além das medalhas de torturador e assassino, também as de estelionatário e de crime por falsa identidade.

 

A Nação não deseja revanchismo. Exige, sim, julgamento por crime de homicídio e tortura. Não existe anistia para homicidas e torturadores do Estado. A anistia é para aqueles que cometeram atos políticos delituosos contra o estado e não a favor do Estado.

 

Fernando de Santa Rosa é advogado
e capitão-de-mar-e-guerra reformado

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios