banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A arte de educar
  Data/Hora: 27.ago.2013 - 9h 11 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Myrian Torres Morgan Passamai Martins  -  Quando vejo as reportagens que envolvem crianças e pré-adolescentes com atitudes violentas e envolvidas em crimes, eu me pergunto: Por quê? Por quê? Por quê? Será... Falta de limites? Desequilíbrio familiar? Bulling? Esquizofrenia? Vingança? Drogas? Sei lá!

 

Eu acredito na base familiar e que educação vem do berço, com respeito ao próximo, com fé ligada alguma religião, com limites e frustrações educativas, ou seja, ouvir NÃO faz muito bem! O NÃO refletirá positivamente na infância, pré-adolescência e adolescência, afastando inúmeros problemas, os leves como: problema de disciplina, reprovação, brigas, problemas de aprendizagem e social, vícios, etc e os problemas mais graves, como: suicídio, homicídios, furtos, trafico, etc.

 

Os pais precisam saber... * Dizer NÃO, sem medo. Conhecer, entender e saber explicar o que é DESEJO, e que esse pode esperar. E o que é NECESSIDADE, essa precisa ser atendida com mais rapidez. * Que FILHOS CRESCEM e se envolvem com amigos (as), namorados (as), chefes e gente do bem e do mal. Podendo ser influenciados facilmente, principalmente quando nós pais, não estamos por perto ou mesmo quando a base do alicerce está abalada (autoestima baixa) * Ser presentes, verdadeiros, firmes e acreditar na base e nos valores ensinados.

 

  • Não exigir mais do que seu filho pode dar, nem que ele seja o primeiro em tudo. * incentivar a leitura, as artes, os esportes. Mas deixe que ele escolha o que lhe dá mais prazer. * Respeitar suas escolhas, suas diferenças e seu jeito de ser. * Tratar as perdas materiais com naturalidade sem raiva, rancor, ameaças, etc. E as perdas humanas com amor e saudades. * Acreditar e mostrar que o bem deve prevalecer sempre. Que os programas de TV têm mais ibope quando falam de assuntos tristes. Evite essas informações no seu lar.

 

  • Mostre para seu filho que existem voluntários que fazem o bem, nos hospitais, orfanatos, asilos e nas ruas. * Ensinar que não podemos: desperdiçar água, comida, energia, mas evite fazer comentários de crianças que passam fome, que não tem nada e que moram nas ruas. Seu filho não é responsável por isso e nem pode solucionar um problema social. Ensine sem compará-lo!

 

  • * Cumprir as leis. Não queira levar vantagem sobre seu semelhante, você está sempre sendo observado pelos olhos do seu filho. Criança aprende pelo que vê e não pelo que ouve. * Que a educação começa em casa, se estende no convívio familiar e social e só depois deverá ser dividido entre família e escola. * Que a autoestima é um mecanismo que precisa ser treinado pelo ser humano desde pequeno. Aquele que se valoriza se ama e se aceita com é e dificilmente será vitima de BULLING.

 

  • * Que a criança que aprende ouvir NÃO quando ainda engatinha nunca se revoltará na pré-adolescência ou na adolescência quando ouvir um NÃO vindo de seus pais, seus professores e seu (a) namorado (a), seu (a) amigo (a) e nem na vida adulta quando esse NÃO chegar por meio de um superior por exemplo. *Não transferir e nem cobrar educação de ninguém, afinal a responsabilidade é sempre dos pais ou de quem faz esse papel.

 

  • Dicas... Saiba dar bons exemplos, Saiba ouvir antes de dar bronca Saiba respeitar o próximo, Saiba observar seu filho e seu comportamento Seja muito mais presente e presenteie muito menos! Agindo desta forma todos nós teremos crianças mais felizes e menos mimadas, adolescentes mais equilibrados e menos violentos e adultos mais realizados e menos infelizes. E uma sociedade menos estressada por cobranças do cotidiano.

 

  • Meu pensamento: Criar é muito fácil! Até a rua cria a criança que nela é abandonada. Educar é difícil! Dá trabalho e exige disposição, tempo, sabedoria, paciência, confiança, compreensão, respeito e muito amor. Mas EDUCAR é o grande segredo do sucesso do seu filho no futuro Meu conselho: Respeite muito seu filho Eu acredito que... Criança só respeita quando é respeitada e que aquela velha história... "Criança precisa respeitar os mais velhos" não pode mais ser levada tão a sério.

 

  • Afinal: Pedófilos são "mais velhos" e não merecem nenhum respeito, assim como os ladrões, sequestradores e muitos "mais velhos" do mal que estão à soltas por ai. Ensine seu filho a respeitar quem o respeita e lembre que o exemplo vem sempre dos mais velhos

 

 

Psicóloga Infantil e escolar CRP 45002 SP

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite