banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Não era proibido proibir?
  Data/Hora: 14.out.2013 - 14h 52 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Imprensa - Silvana Mascagna - O que foi feito do cara que compôs “É Proibido Proibir” e do autor de “Calabar, Elogio da Traição” e da voz que eternizou “Cálice” e da mente que ajudou a divulgar o “creative common”?

 

Bandearam de lado, meus caros. Os outrora perseguidos, indignados com qualquer forma de censura agora, não apenas são a favor, mas lutam, se unem e fazem lobby pela “autorização prévia” para a comercialização de livros biográficos.

 

Capitaneados por Paula Lavigne, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento e Gilberto Gil, citados no primeiro parágrafo, integram o sugestivo grupo Procure Saber, que ainda conta com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Djavan.

 

E o que é o Procure Saber? É, nas palavras de Paula Lavigne, “uma associação de representatividade, que reúne autores musicais e intérpretes para tratar de questões relevantes para esses profissionais (…). Também é uma plataforma profissional de atuação política em defesa dos interesses da classe”.

 

O grupo pôde ser visto em Brasília recentemente, pedindo apoio da presidente Dilma Rousseff e da ministra Marta Suplicy pela aprovação da lei que modifica a forma como os direitos autorais são geridos no país. Saíram vitoriosos.

 

BIOGRAFIAS

Agora, a luta é outra: é para impedir que o Projeto de Lei 393/11, de autoria do deputado Newton Lima (PT), seja aprovado. O projeto quer alterar os artigos 20 e 21 do Código Civil, que hoje permitem a parentes, herdeiros ou qualquer pessoa citada no texto requerer a não publicação de informações consideradas indevidas.

 

Foram esses artigos que “autorizaram” Roberto Carlos a retirar das livrarias a sua biografia escrita por Paulo César de Araújo, em 2007. Do mesmo instrumento lançaram mão as herdeiras de Garrincha, o que resultou na proibição durante uma década de “Estrela Solitária”, de Ruy Castro.

 

Para editores e autores, o que querem Caetano, Gil Chico, Djavan, Milton, Roberto e Erasmo Carlos é cercear a liberdade de expressão, é um entrave que inviabiliza o acesso democrático à informação.

 

Para a porta-voz do Procure Saber, “usar o argumento da liberdade de expressão para comercializar a vida alheia é pura retórica”, mas ela, curiosamente, cita a Constituição para dizer que “as pessoas públicas e notórias” também têm direito inviolável à sua intimidade e vida privada.

 

Mas o que parece querer Paula Lavigne e seu grupo – mais do que preservar a privacidade – é grana, já que ela acha injusto ‘‘só os biógrafos e editores lucrarem’’ e nunca o biografado ou seus herdeiros com as publicações.

 

Curioso. Como disse alguém no Facebook: “Se fosse herdeiro de Marighela, entrava agora com um processo contra Caetano. Ou ele pediu autorização para fazer a canção ‘O Comunista’”?. Caetano não lucra com a “homenagem” ao guerrilheiro?

 

Paula acredita, meus caros, que se corre o risco “de estimular o aparecimento de biografias sensacionalistas, em um país em que a reparação pelo dano moral é ridícula”.

 

Então por que Paula e seu grupo não lutam, se unem e fazem lobby para fortalecer a Justiça brasileira? Por que não usar toda a força que essa turma tem para fazer deste um país realmente democrático, onde haja liberdade de expressão e uma Justiça que funcione?

 

UM BOM EXEMPLO

Lembro-me da entrevista que fiz com Fernando Morais, quando este lançou “O Mago”, biografia de Paulo Coelho. Ele me contou ter ficado em dúvida sobre publicar ou não trechos polêmicos como o que o escritor induz uma namorada ao suicídio, as internações no hospício, seu envolvimento com drogas e o pacto que ele fez com o diabo. Mas os conflitos éticos de Morais cessaram quando ele chegou à conclusão de que não tinha por que submeter o público a uma censura que Paulo Coelho não tinha imposto a ele. O resultado é uma das melhores biografias já publicadas no país.

 

Se o Procure Saber sair-se vitorioso mais uma vez, o que teremos é o fim das biografias, porque autores se dizem desmotivados a dedicar anos e anos de pesquisa para, ao fiml de tudo, ser impedidos de publicar seus livros. Ou pior, só teremos biografias chapa-branca.

 

Quem perde com isso? Todos os brasileiros, mas, em particular, aqueles que acreditaram que Chico, Caetano, Gil e Milton falavam a verdade, lá atrás. Não falavam. (transcrito de O Tempo

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego