banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Em evento realizado na Colômbia, UNILA é eleita vice- presidente da UDUAL para o Brasil
  Data/Hora: 9.dez.2013 - 11h 10 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

As instituições de ensino superior associadas à União de Universidades da América Latina e do Caribe (UDUAL) reuniram-se para a realização de sua XVIII Assembleia Geral, que aconteceu na Universidade de Boyacá, em Tunja (Colômbia). Na ocasião, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi eleita vice-presidente da UDUAL para a região do Brasil. O cargo será exercido pelo reitor da Universidade, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

 

 

Durante a assembleia, realizada de 20 a 22 de novembro, houve a eleição de todo o quadro diretivo da UDUAL para o período 2013-2016. Para o posto de presidente geral, foi eleita a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A UDUAL é dividida em seis regiões (Andina, Brasil, Caribe, América Central, Cone Sul e México), sendo que para cada uma delas foi eleita uma Universidade como vice-presidente.

 

 

No evento, foram socializados, ainda, os resultados alcançados entre 2010 e 2013 e realizadas palestras e mesas-redondas sobre a situação do ensino superior e seu contexto na América Latina e no Caribe. De acordo com o vice-reitor da UNILA, Nielsen de Paula Pires, que representou a Universidade no evento, a força do projeto foi um dos principais aspectos que motivaram esta escolha para o Brasil. “Isso demonstra que a UDUAL acredita na UNILA e vê a

Universidade como um projeto importante e que, apesar de muito nova, já atua ao lado de universidades consagradas do Brasil e do exterior. É um destaque muito grande para uma instituição que ainda está nascendo”, ressalta.

 

 

Como vice-presidente para o Brasil, a UNILA trabalhará na articulação das universidades dessa região para a realização de eventos acadêmicos de repercussão nacional, integrados a uma rede internacional.

 

 

Sobre a UDUAL

A União de Universidades da América Latina e do Caribe foi criada em 22 de setembro de1949, durante o I Congresso Universitário Latino-Americano, realizado na Guatemala, com a missão de representar universidades públicas e privadas da América Latina e do Caribe. Com sede na Universidad Autónoma del México, a UDUAL vem cumprindo, desde os anos 60, um importante papel de promover a integração latino-americana por meio da educação.

 

 

Além de defender a autonomia universitária, a UDUAL visa afirmar, incentivar e melhorar as relações entre as universidades latino-americanas, bem como com outras instituições e organizações; coordenar, orientar e unificar as estruturas acadêmicas e administrativas das universidades parceiras; promover o intercâmbio acadêmico de professores, estudantes, pesquisadores e graduados, entre outros objetivos. Atualmente, a organização conta com cerca de 180 universidades filiadas, de 22 países da América Latina.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios