banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA firma convênios de cooperação com universidades do Chile e Colômbia
  Data/Hora: 12.dez.2013 - 14h 15 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Foto: Universidad de Santiago de Chile - A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) firmou novos convênios de cooperação com universidades de outros países latino-americanos, visando à realização de atividades acadêmicas em parceria. O reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho assinou, no último mês, acordos com a Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas, de Bogotá (Colômbia), e Universidad de Santiago de Chile.

 

A assinatura dos convênios de cooperação possibilita a realização de atividades em conjunto, como intercâmbio de professores e de alunos, sociedade em projetos de pesquisa, entre outras ações. Mesmo antes de firmar o acordo, docentes da UNILA já realizavam projetos nas áreas de engenharia e saúde pública em parceria com as duas universidades. “Além de criar a possibilidade de novas atividades, o convênio ampara e amplia esse trabalho que já vem sendo realizado pelos professores”, afirma o vice-reitor, Nielsen de Paula Pires.

 

De acordo com Pires, esses termos de cooperação são mais um reconhecimento da grande potencialidade do projeto da UNILA. “Estamos com uma política de projeção da Universidade no continente, que está relacionada com ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio acadêmico. Nessas viagens que realizamos para divulgar a UNILA, tivemos retornos muito importantes. Com apenas três anos de existência, a Universidade já está assinando convênios com instituições tradicionais de países estratégicos da América Latina, além de ter sido eleita, recentemente, vice-presidente da UDUAL para o Brasil”, ressalta Pires.

 

A pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Gisele Ricobom, explica que a UNILA prevê em seu próprio Estatuto o intercâmbio acadêmico-científico, tecnológico e cultural com outras instituições universitárias, visando cumprir sua missão institucional, que é contribuir com a integração solidária da América Latina e Caribe. “Atualmente, a UNILA tem 42 convênios firmados com instituições internacionais e existem, ainda, várias propostas de parceria em tramitação. São convênios com importantes universidades, que precisam de atividades de cooperação práticas para que ganhem maior sentido. Nossa prioridade é atender à solicitação de professores que já desenvolvam ou pretendam desenvolver ações com outras instituições. É o caso do convênio com a Universidad de Santiago de Chile, que tem por objetivo principal permitir o intercâmbio de professores que irão colaborar com o programa de mestrado da UNILA”, completa Gisele.

 

Seminário

Além de realizarem visitas a universidades chilenas e colombianas, Subrinho e Pires participaram do seminário “Desenvolvimento e Integração da América Latina”, realizado em Santiago. A abertura do evento teve a presença do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos. “Em seus discursos, os dois ex-presidentes destacaram o projeto da UNILA”, enfatiza o vice-reitor.

 

O seminário reuniu personalidades de 10 países da região e foi promovido pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Instituto Lula.

 

Secretaria de Comunicação Social

+55 (45) 3576-7347 | 7370 | 7371 | 7372

imprensa@unila.edu.br | comunicacao@unila.edu.br

www.unila.edu.br

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein