banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Alunos da UNILA irão instalar Sistema de Monitoramento do vírus da dengue em Foz do Iguaçu
  Data/Hora: 6.jun.2014 - 19h 30 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Saúde Coletiva e Ciências da Natureza da UNILA estão atuando em um projeto de extensão que pretende implantar um Sistema de Monitoramento do Vírus da Dengue em Foz do Iguaçu. Os resultados do projeto poderão auxiliar no planejamento de políticas públicas mais eficazes para a prevenção e combate da dengue.

 

Para montar o sistema de monitoramento, os alunos vão instalar armadilhas de Aedes Aegipty – mosquito que quando contaminado pelo vírus transmite a dengue - em dez pontos estratégicos da cidade. Após a captura, os insetos serão analisados em laboratório para descobrir se estão contaminados pelo vírus.

 

O projeto também visa esclarecer quais os sorotipos da dengue que circulam pela cidade. O coordenador, professor Cristian Rojas, explica que existem quatro sorotipos e sua presença numa localidade está diretamente ligada aos casos de dengue hemorrágica, a forma mais perigosa da doença. “Os casos de dengue hemorrágica aumentam quando já se teve na cidade um sorotipo e se é visitado por um segundo sorotipo. Então saber essa informação tem uma grande relevância epidemiológica”, enfatizou. O projeto de extensão está sendo desenvolvido com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu. Futuramente, o sistema de monitoramento também deve ser implantado em Ciudad del Este e Puerto Iguazu.

 

A previsão é que os dez pontos de coleta sejam instalados até o final do mês de junho, quando o sistema de monitoramento começa a funcionar. Enquanto isso, os estudantes estão recebendo um treinamento sobre as técnicas de Biologia Molecular que serão utilizadas nas análises das amostras.

 

Envolvimento da Comunidade

Na tentativa de mudar o atual panorama de prevenção da dengue, o sistema de monitoramento também prevê o envolvimento da comunidade. Para isso, pelo menos quatro dos dez pontos de coleta serão escolas municipais da cidade. Com as crianças das escolas, os bolsistas e voluntários do projeto irão desenvolver atividades de educação em saúde e discutir aspectos de relevância sobre o vírus e a doença, assim como a importância do sistema de monitoramento do qual estão fazendo parte.

 

A Escola Municipal Padre Luigi, na Vila C, foi a primeira a se integrar ao grupo. Crianças da quarta série foram treinadas e estão montando as armadilhas para a captura dos mosquitos. “Eles serão os multiplicadores, na escola e na
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Bassani
Banner Einstein