Banner dengue itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Mais de 360 pescadores conhecem as ações socioambientais desenvolvidas por Itaipu
  Data/Hora: 24.jun.2014 - 19h 26 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Objetivo é ampliar o nível de conhecimento dos pescadores dos municípios

lindeiros sobre o trabalho desenvolvido pela binacional.

 

Foto: Adenézio Zanella - Entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro deste ano, mais de 360 pescadores que atuam no reservatório de Itaipu, de quatro associações e seis colônias, conheceram as ações da binacional para favorecer a atividade pesqueira na Bacia do Paraná 3 (BP3).

 

O balanço foi divulgado nesta semana pela Divisão de Reservatório (MARR.CD), que promoveu a atividade. De acordo com o engenheiro agrônomo Irineu Motter, da MARR.CD, foram nove visitas, no total. A última aconteceu na quarta-feira (18), com pescadores de Foz do Iguaçu.

 

Também foram beneficiados, somente neste mês de junho, pescadores de Santa Helena, Missal e Medianeira (no dia 2), Itaipulândia (dia 9), São Miguel do Iguaçu (dia 10) e Entre Rios do Oeste e Santa Terezinha de Itaipu (dia 16).

 

Foto: Adenésio Zanella - O objetivo da ação, segundo Motter, é ampliar o nível de conhecimento dos pescadores dos municípios lindeiros sobre o trabalho desenvolvido pela Itaipu. Para muitos, embora nascidos ou moradores da região, foi ainda a primeira visita à maior produtora de energia elétrica do planeta.

 

“A maioria dos presidentes das associações já conheciam as instalações, mas os pescadores não. Por isso, o balanço foi muito positivo. Primeiro, porque eles se sentem valorizados. Segundo, porque os pescadores são os nossos parceiros das ações [socioambientais] desenvolvidas no reservatório e poderão se tornar multiplicadores dessa informação”, disse.

 

Canal e Estação de Piscicultura

Além da visita panorâmica aos principais pontos turísticos da usina, os pescadores conheceram dois pontos de interesse específico: o Canal da Piracema, na margem brasileira de Itaipu, e a Estação de Piscicultura, em Hernandárias, no Paraguai.

 

Um dado chamou a atenção dos pescadores. No último período de repovoamento, de novembro a fevereiro, a Estação de Piscicultura soltou no reservatório um milhão de alevinos – foi a maior soltura em 25 anos.

 

Motter destacou que os alevinos tinham quatro meses de vida e mais de 20 gramas, o que eleva as chances de sobrevivência. Ou seja, se chegarem à vida adulta, os peixes poderão chegar à mesa do consumidor por meio da pesca. “Isso significa alimento no prato e maior renda para os pescadores.”

 

O engenheiro acrescentou que já há demanda para formação de novos grupos de visita, o que deve ocorrer em breve. Uma novidade poderá ser a inclusão de destinos, como o Parque Nacional do Iguaçu. “Eles têm curiosidade porque muitos só conhecem [as Cataratas] por fotografia”, explicou o engenheiro.

 

Mil pescadores

As quatro associações e nove colônias beneficiadas pela ação de Itaipu representam aproximadamente mil pescadores que atuam no reservatório de Itaipu.

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios