banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Refúgio Bela Vista completa 30 anos de respeito pelo meio ambiente
  Data/Hora: 26.jun.2014 - 19h 30 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

O ano de celebrações em Foz do Iguaçu ainda não terminou. Após o aniversário de 100 anos da cidade, dos 40 anos da criação da Itaipu e dos 30 anos de geração de energia na usina, nesta sexta-feira (27) é comemorada a criação do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). São 30 anos de proteção à natureza e à biodiversidade.

 

Foto: Alexandre Marchetti

"Há trinta anos, não existia a preocupação com o meio ambiente que vemos hoje. Mas a Itaipu investiu nisso, plantou essa semente e hoje o Refúgio é uma árvore com belos frutos", comentou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek. Para Nelton Friedrich, diretor de Coordenação, o RBV é uma celebração da vida: "é um local dedicado à fauna, à flora e ao ser humano como parte integrante do ecossistema".

 

Foto: Alexandre Marchetti - Itaipu/Binacional

Símbolo máximo da preocupação da Itaipu com o meio ambiente desde os primeiros anos, o RBV foi criado pela Itaipu em 27 de junho de 1984. Em seus 1.908 hectares, foi reunida a maior diversidade possível de espécies da flora e fauna regional, principalmente das espécies que tiveram seus ecossistemas atingidos pela formação do reservatório da hidrelétrica. A ideia era utilizar o espaço para pesquisas e para a manutenção da biodiversidade.

 

Hoje, em plena maturidade, o RBV é um centro de referência, que recebe estudiosos e pesquisadores de todo o mundo para trocar experiências e colaborações em vários ramos. O foco principal é a reprodução de espécies raras ou em vias de extinção, com investimento na coleta de material genético e incentivo à reprodução em cativeiro. Cobras, antas, jaguatiricas, harpias: todas as espécies ganham uma nova chance pelas mãos cuidadosas da equipe do Refúgio.

 

Foto: Nilton Rolin - Itaipu Binacional

O conhecimento é compartilhado não apenas com outros cientistas, mas também com a comunidade, por meio de diversos cursos, eventos e atividades que envolvem desde crianças e adolescentes até os moradores do entorno do RBV. Veículos de imprensa do Brasil e do mundo já levaram as conquistas do local para milhares de pessoas. Não é à toa que o RBV já recebeu, desde 2007, mais de 150 mil visitantes.

     

Nas bases

O Refúgio Biológico Bela Vista tem importante função na divulgação do conceito de sustentabilidade ambiental. Ele serve de espaço para a difusão das práticas socioambientais e educativas do Programa Cultivando Água Boa, além de ser parte integrante do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, no qual está inserido o Canal da Piracema, e a exuberante cobertura florestal que margeia o Reservatório.

 

Desde o princípio, a preocupação com o meio ambiente norteou as ações da equipe do RBV. Suas edificações e infraestrutura são consideradas modelo de tecnologias sustentáveis, pois utilizam conceitos de eficiência energética, aproveitamento de água, uso racional de recursos naturais e materiais de construção que causam o menor impacto possível no meio ambiente.

     

Bichos, plantas e gente

O plantel do Refúgio Biológico começou a ser formado juntamente com o reservatório da hidrelétrica, em meados da década de 1970, na operação que ficou conhecida como Mimba Kuera – ou “pega bicho”, em tupi-guarani. Hoje, o refúgio abriga, no mesmo espaço, um zoológico, o Criadouro de Animais Silvestres da Itaipu Binacional (Casib) e um moderno hospital veterinário.

 

Foto: Nilton Rolin - Itaipu Binacional

Os animais do RBV vivem em recintos autóctones, integrados à natureza. Os espaços foram construídos para que os visitantes pudessem ficar frente a frente com animais mantidos em ambientes perfeitamente adequados às suas necessidades. A variedade é grande: o Zoológico Roberto Ribas Lange abriga 172 animais de 50 espécies, sendo 47 répteis e anfíbios, 65 aves e 60 mamíferos – entre eles as onças-pintadas.

 

Se os animais têm todo esse cuidado, as plantas também são tratadas com toda a atenção. No RBV são produzidas as mudas florestais de mais de 100 espécies utilizadas para a recuperação de matas ciliares na Bacia do Paraná 3. No ervanário são produzidas e processadas as plantas medicinais que atendem as unidades de saúde da família, parceiras do Projeto Plantas Medicinais.

 

Em cada uma de suas ações, o Refúgio Biológico Bela Vista reflete o cuidado com o futuro do planeta e a preservação do meio ambiente. Ali é possível ver que o equilíbrio entre homem, natureza e tecnologia não é um sonho distante – é uma possibilidade real, na qual a Itaipu acredita e investe.

 

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani