banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
São Miguel: Comissão de Moradores se reúne com Diretores da Cooperativa LAR em busca de solução para acabar com a poluição do Bairro
  Data/Hora: 1.jul.2014 - 11h 52 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Em importante reunião realizada hoje pela manhã, 01, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Iguaçu, que contou com a presença de lideranças do Bairro Gaúcha e adjacências  e Diretores da Cooperativa Lar – ficou estabelecido a Criação de uma Comissão Permanente com representantes da comunidade e da Cooperativa Lar para monitorar o problema da poluição, bem como, uma solução definitiva para o problema.

 

A reunião começou bastante tensa, onde os moradores deixaram claro que já não agüentam mais conviver com esse problema. Domingos, que no dia a dia trabalha como mestre de obra, assim que os Diretores da Cooperativa demonstraram o que está sendo feito para amenizar o problema atualmente com o pó oriundo da safra do milho, foi direto. “Reconhecemos a situação de vocês, mas o nosso problema é muito mais grave – e para nós soluções paliativas não resolvem mais – o que nós queremos é que hoje aqui vocês nos digam quando é que vocês vão remover esse depósito do meio de uma área residêncial”.

 

Em seguida, o jovem Claudecir, foi enfático, relatando que esse é o pensamento da comunidade e que vão as últimas conseqüências, recorrendo a Promotoria Pública e a todos os recursos possíveis para solucionar esse problema.

 

No final, ficou decidido que será formada em seguida uma Comissão Permanente para Monitorar e administrar o problema no momento, tendo em vista que estamos em plena colheita do milho e o mesmo tem chegado aos secadores com cerca de 30% de umidade.

 

O vice-presidente da Cooperativa Lauro Soethe, após descrever a história da Cooperativa Lar não só em São Miguel, mas também na região, lembrou que toda essa estrutura está naquele local desde 1973. “Estamos preocupados com o problema, sim – e acreditem, no dia a dia temos sido fiscalizados pelos órgãos ambientais com todo o rigor – temos inclusive uma Comissão de Meio Ambiente dentro da empresa. A nossa intenção não é criar conflito e sim estabelecer parcerias com a comunidade. Hoje, por exemplo, não podemos simplesmente fechar a unidade e deixar o produtor que precisa armazenar a sua produção na mão”, explicou Lauro.

 

Mesmo assim, o que se notou é que a paciência dos moradores que hoje estão convivendo com esse problema, já se esgotou. Eles aceitam as medidas paliativas para conter o problema da poluição em curto prazo – mas deixaram claro que não é mais possível conviver com uma Estrutura como essa dentro de um bairro residencial.

 

Estivemos visitando várias famílias que vivem na região – e todos, absolutamente todos estão indignados com esta situação. “A situação mais grave é com respeito aos problemas de saúde. Além do pó, do cheiro de veneno – existe ainda a poluição sonora”, relata Evelyn.

 

“Como pode uma empresa desse tamanho no meio de uma cidade soltando poeira, casca de milho e cheiro de veneno com soja podre – isso quando não soltam as cinzas das caldeiras”, relata dona Dhyulia Ramunde.

 

Mauro, Diretor Comercial da Cooperativa Lar, diz entender o problema da população e ao lado dos demais diretores prometeu uma operação de guerra nos próximos dias para minimizar a situação. “Vamos trabalhar em conjunto no momento, enquanto pensamos numa solução – quem sabe, definitiva para esse problema – não vamos medir os esforços para criarmos uma convivência harmoniosa e o mais confortável possível para os moradores”, afirma.

 

Estamos de olho e na sequência prometemos fazer uma série de matérias abordando esse problema...


 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein