banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Codefoz apresenta propostas da sociedade aos candidatos nas eleições
  Data/Hora: 15.jul.2014 - 15h 41 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Documento reúne indicadores de resultados para as esferas federal, estadual

 e municipal; eleitos deverão prestar contas a cada 03 meses

 

Fotos: Marco Labanca - O Codefoz apresenta, em um formato inovador na cidade, os principais anseios da população iguaçuense para os candidatos nas eleições de 2014. O documento traz as propostas da sociedade civil organizada para a atuação dos candidatos a deputado estadual e federal, senador, governador e presidente.

 

As propostas são resultado de consultas realizadas de fevereiro a junho a mais de 180 entidades representativas e grupos organizados das áreas pública e privada, além de participantes efetivos do plenário e das câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.

 

Segundo o presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, o apontamento abrange praticamente todos os segmentos da comunidade e contém os projetos e as ações considerados prioritários para a região. “Ele é baseado na vontade popular e em estudos técnicos realizados para nortear os rumos do desenvolvimento local”, explicou.

 

Os indicadores de resultados estão organizados conforme a esfera de poder: são 17 de âmbito federal, 13 estadual e 20 municipal. Vale destacar que alguns indicadores estão em mais de uma esfera devido a suas características do projeto ou ação. O documento pode ser lido na íntegra no site www.codefoz.org.br/eleicoes-2014/.  Participe. Envie seus comentários pelo site ou mesmo pelas redes sociais do conselho.

 

Entre as propostas estão ampliação e revitalização do aeroporto; construção da segunda ponte Brasil/Paraguai e perimetral leste; criação de um museu; duplicação da Rodovia das Cataratas; construção de viadutos na BR-277; criação de um polo têxtil; duplicação da BR-277 no trecho de Medianeira a Cascavel; e construção do mercado público municipal.

 

Formato inovador – O principal objetivo da iniciativa é obter o compromisso dos candidatos por meio da assinatura do documento. O plenário instituiu como uma das prioridades o monitoramento sistemático do trabalho dos eleitos. Após janeiro de 2015, os eleitos – ou seus representantes – serão convocados para apresentar, a cada três meses, os resultados de sua atividade como representantes da sociedade.

 

Conforme Vendruscolo, a ação busca instituir uma nova forma de participação política da sociedade, que deve ser a protagonista do desenvolvimento regional. “Queremos garantir a perenidade das políticas públicas e privadas de desenvolvimento de médio e longo prazo, evitando a descontinuidade ocasionada a cada fim de mandato”, afirmou.

 

Candidatos serão convidados a assinar documento

 O diretor-executivo do Codefoz, Dimas Bragagnolo, explicou que os candidatos a deputado estadual e federal, com título de eleitor em Foz do Iguaçu e nas cidades da 9ª Regional de Saúde, serão convidados à assinatura do documento em uma reunião do plenário do conselho. Também deve ocorrer uma reunião, em separado, com cada candidato a senador, governador e presidente.

 

Para Bragagnolo, as propostas foram amplamente discutidas por mais de um ano. “É uma nova forma de acompanhamento, de gestão política da sociedade, de participação, onde realmente se poderá saber a produtividade do Legislativo e do Executivo. O importante é alcançar os objetivos da sociedade.”

 

Como participar? - Desde 2012, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu une as organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. Sua atuação tem como princípios a ética, a união, o consenso, a continuidade, o engajamento social e o suprapartidarismo.

 


Toda reunião do plenário é pública, sendo o momento maior onde a população se reúne para aprovar as decisões coletivas em prol da cidade. Elas ocorrem na terceira quarta-feira do mês. Outro espaço de participação popular são as câmaras técnicas, onde ocorrem debates de base e nascem as propostas levadas ao plenário.

 

 

 

CONTATO

www.codefoz.org.br

www.facebook.com/codefoz

(45) 2105-8134 e 2105-8136

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante