banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Morre Gurmukh Sarkaria, coordenador geral do projeto de construção da Itaipu.
  Data/Hora: 30.jul.2014 - 6h 35 - Categoria: ATLETISMO  
 
 
clique para ampliar
Foto: Caio Coronel / Itaipu Binacional - O engenheiro indiano era considerado um dos maiores especialistas em construção de hidrelétricas do mundo. Foi ele quem criou o layout e escolheu o local ideal para a construção da Itaipu.
 
O engenheiro civil indiano Gurmukh Sarkaria, coordenador geral do projeto de construção da Itaipu, morreu no último dia 22, aos 89 anos, em Santa Rosa, Califórnia, nos Estados Unidos, vítima de complicações de um infarto. Ele deixou esposa e duas filhas.
 
“É uma grande perda”, disse o superintendente de Obras da Itaipu, Marco Aurélio Vianna de Escobar. “Sarkaria nos deu uma contribuição extremamente valiosa. Lamentamos profundamente a perda de um profissional tão gabaritado e importante para a história da usina”, ressaltou.
 
Decisões críticas 
 
Sarkaria foi nomeado “Coordenador Geral do Projeto Executivo de Engenharia do aproveitamento hidrelétrico de Itaipu, a cargo do consórcio IECO/ELC” por meio da resolução assinada por José Costa Cavalcanti (diretor-geral brasileiro) e Enzo Debernardi (diretor-geral paraguaio), no dia 13 de junho de 1975. 
 
Segundo o documento, os antecedentes profissionais de Sarkaria estavam “à altura da importância do Projeto Itaipu”, o que justificou a escolha.
 
O engenheiro indiano era considerado um dos maiores especialistas em construção de hidrelétricas do mundo. Foi ele quem criou o layout e escolheu o local ideal para a construção da Itaipu – até hoje a maior geradora de energia do planeta. 
 
Também foram dele algumas das principais decisões sobre a obra, como o formato da barragem e do vertedouro. Da sua prancheta saiu o modelo de barragem adotado pela binacional, com aberturas que lembram a estrutura de uma catedral, para aliviar a ação da gravidade. Foi, ainda, uma solução econômica, que permitiu o menor consumo de muitas toneladas de concreto.
 
Quando esteve na Itaipu pela última vez, em novembro de 2006, Sarkaria recordou que, “na época, estas foram decisões críticas, pois delas dependiam a segurança da estrutura da barragem”. Chairman 
 
Sarkaria foi, por muitos anos, o chairman – coordenador e responsável pela equipe – do Board de Consultores Civis da Itaipu. O grupo é formado por especialistas, de diferentes países, com notável conhecimento em engenharia de grandes barragens, que se reúnem periodicamente para analisar o desempenho das estruturas civis da Itaipu.
 
Criado em 1975, o Board promove inspeções técnicas e analisa os dados emitidos pelos profissionais da usina dedicados à segurança da barragem. O objetivo é aferir o grau de segurança de toda a estrutura da Itaipu. Frequente durante as obras, a consultoria passou a ser quadrienal após a conclusão do empreendimento. 
 
O último Board em que Sarkaria esteve presente foi o de 2006. Em 2010, já com a saúde um pouco debilitada, ele acompanhou tudo a distância, de seu escritório nos Estados Unidos.
 
Na ocasião, oito engenheiros que representaram o Brasil e o Paraguai e um grupo de convidados integraram o grupo. Entre eles estavam Giuseppe Stevanella, Paulo Teixeira Cruz, Juan José Bósio Ciancio, Selmo Chapira Kuperman, Vidal Serafin Galeano Burgos, John Gummer e Nelson de Sousa Pinto, responsável pelos estudos do modelo hidráulico do projeto do vertedouro. Foi a 20ª reunião.
 
O próximo encontro do Board de Consultores Civis da Itaipu – o primeiro sem a participação de Sarkaria – será em novembro deste ano.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner pedrão 2018