banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Artigo de Ricardo Gomyde sobre oportunidade histórica para a educação
  Data/Hora: 8.ago.2014 - 18h 38 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

O momento não poderia ser mais favorável para uma lei com tantos desdobramentos positivos. A destinação dos royalties do pré-sal para investimentos públicos na educação e na saúde, a expansão do mercado de consumo interno e o fortalecimento do agronegócio abrem perspectivas de desenvolvimento que não poderíamos prever há dez anos.


O Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pelo Congresso Nacional é mais que uma importante medida que a presidenta Dilma Rousseff acaba de sancionar. É, sobretudo, uma oportunidade histórica de darmos um salto evolutivo — social, cultural, político e econômico — sem precedentes, colocando o Brasil na rota da ciência e do conhecimento e ampliando as conquistas sociais que fizemos até hoje. E as oportunidades, assim como a história, não esperam.

Quando falamos de história, sempre referimos, de uma forma ou de outra, ao conhecimento. Afinal, a humanidade sempre buscou ampliar seu saber para dar sentido à existência individual e levar adiante o projeto civilizatório coletivo. A execução das 20 metas do PNE e das 253 estratégias que União, estados e municípios devem adotar, portanto, apresenta-se como um objetivo comum, que merece ser perseguido para além das cores partidárias e características regionais.

A elaboração do PNE contou com a participação estimada de 500 mil pessoas durante a Conferência Nacional de Educação, realizada em 2010. Participaram, ainda, mais de 100 entidades nas mais de 60 audiências públicas. O texto original recebeu, aproximadamente, 4 mil emendas.

Esse conjunto de metas tem como alicerce a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação pública. Contudo, destaco quatro metas cruciais: educação integral, valorização do magistério, ensino profissionalizante e expansão do ensino superior.

Para se ter uma ideia do alcance do PNE, em dez anos a educação integral sairá de 1,1 milhão para 11 milhões de matrículas. Ou seja: o Brasil estará no mesmo patamar do Japão, da Alemanha e da Inglaterra, por exemplo. O PNE prevê, ainda, a efetiva valorização do magistério e a equiparação salarial de educadores aos demais profissionais com escolaridade equivalente.


O momento não poderia ser mais favorável para uma lei com tantos desdobramentos positivos. A destinação dos royalties do pré-sal para investimentos públicos na educação e na saúde, a expansão do mercado de consumo interno e o fortalecimento do agronegócio abrem perspectivas de desenvolvimento que não poderíamos prever há dez anos.


A oportunidade

A hora é agora para instituir uma escola na qual os alunos tenham todas as condições de concluir cada ciclo de ensino na idade certa e um lugar em que ensinar e estudar seja um prazer. As nações desenvolvidas já fizeram esse percurso. O PNE é nosso primeiro esforço para tratar, com amplitude e profundidade, da educação infantil à formação de doutores. É o reconhecimento de que só o caminho da educação de qualidade e universal nos levará ao desenvolvimento. Não podemos perder esta oportunidade histórica.

Será preciso a participação ativa de todos os atores sociais no processo de implementação, consolidação e fiscalização das ações e mecanismos previstos no PNE com o objetivo de erradicar o analfabetismo, universalizar o ensino básico, qualificar o ensino médio e profissionalizante, ampliar o acesso ao ensino superior, valorizar os profissionais de educação e promover uma gestão democrática.

Com otimismo, tenho convicção de que isso ocorrerá, pois o PNE veio à luz com grande legitimidade, fruto de um projeto do governo federal e debates por três anos no Congresso Nacional e em amplos setores da sociedade. É, portanto, uma conquista inestimável para o povo brasileiro. 


Ricardo Gomyde

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios