banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Curso de Medicina da UNILA terá aula inaugural na segunda-feira (18)
  Data/Hora: 14.ago.2014 - 14h 33 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A próxima segunda-feira (18) marca o início do segundo semestre acadêmico e o início do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

 

A aula inaugural será ministrada no Auditório da Uniamérica, às 19h, pela professora Jadete Barbosa Lampert, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A conferência terá como tema "Desafios da Educação Médica no Brasil".

 

"A implantação do curso na cidade e na UNILA atende a um duplo objetivo: resgatar a dívida com Foz do Iguaçu em relação ao curso de Medicina, que há tempos já deveria ter sido implantado aqui, e pensar na formação de recursos humanos e na reflexão no campo da saúde para a América Latina. Em suma, o curso dá respostas, simultaneamente, às necessidades locais e da América Latina", afirma o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho.

 

A recepção dos 60 novos acadêmicos, entre brasileiros e estrangeiros, está sendo organizada pelo curso com apoio das pró-reitorias. Uma extensa lista de atividades acontecerá de segunda a sexta-feira da próxima semana para apresentar a Universidade, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as instalações físicas e os profissionais que compõem o quadro docente e técnico da UNILA.

 

O curso funcionará no espaço chamado Jardim Universitário, onde fica atualmente a Uniamérica. A estrutura para funcionamento do curso de Medicina dispõe de oito laboratórios específicos (como anatomia, morfofuncional, biologia, biologia molecular, histologia, entre outros), um laboratório de práticas, salas de aula e tutoria, salas para os professores, espaço na biblioteca e na sala de informática, além de salas para atendimento de profissionais da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), da Secretaria Acadêmica e coordenação do curso.

"Toda esta estrutura era utilizada apenas pela Uniamérica e passaremos a utilizar, de modo compartilhado, também. A UNILA, em contrapartida, também deixará à disposição para uso alguns equipamentos e objetos. Poucos cursos de Medicina iniciam com todas essas condições e aparelhagem", explica o professor do curso, Luis Fernando Boff Zarpelon.

 

A graduação em Medicina da UNILA tem o objetivo de utilizar metodologias e estratégias educacionais que promovam os estudantes como sujeitos ativos de suas aprendizagens e desenvolver competências colaborativas dos futuros médicos com os demais profissionais da área da saúde, habilitando-os para o trabalho em equipes interprofissionais e de práticas compartilhadas.

 

Histórico

A implantação do curso teve início há mais de um ano, quando a UNILA foi convidada a receber um curso de Medicina, estratégia que faz parte do Programa Mais Médicos, do governo federal. Com o aceite, tiveram inícios as primeiras tratativas e análises, que passariam pela necessidade de um projeto pedagógico adequado e vinculado à missão e valores da Universidade e preocupações quanto à qualificação do corpo docente. Para responder a esses desafios, foi formalizada consultoria com o professor Nildo Alves Batista, livre-docente pela UNIFESP, que contribuiu com a criação do curso de especialização em Educação Médica - que teve início recentemente com qualificação de profissionais da rede médica - e quanto a discussões sobre o PPC. Em janeiro de 2014 foi nomeada uma comissão de implantação do curso, preocupada com o quadro docente, PPC e infraestrutura.

 

Para composição do quadro docente foram nomeados 16 professores efetivos, que foram aprovados em concurso público, ainda no primeiro semestre. A infraestrutura foi resolvida a partir de convênio assinado com a Uniamérica, que permite o uso compartilhado da estrutura da instituição, e licitações para compra de equipamentos e material. Quanto ao PPC, depois de discussões da comissão de implantação, o documento foi apresentado em diversas oportunidades, tanto à comunidade interna quanto à comunidade externa.

 

A Prefeitura de Foz do Iguaçu também foi uma importante parceira na implantação do curso, abrindo espaço para os alunos, docentes e atividades nas unidades de saúde e hospitais. Com base em todas esses condicionantes, em maio a UNILA recebeu a visita de avaliadores do Ministério da Educação (MEC). Dois dias depois, a Universidade já contava com autorização para abertura do curso. "Os avaliadores gostaram bastante das estruturas, do projeto pedagógico e da rede de saúde do município que estava à disposição. Por isso, rapidamente autorizaram a abertura do curso", ressalta Zarpelon.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani
Banner Einstein