banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Atrações da 10ª Feira do Livro combinam arte, literatura e música
  Data/Hora: 27.ago.2014 - 9h 45 - Categoria: ATLETISMO  
 
 
clique para ampliar

Foto: Marcos Labanca - A conexão entre arte, literatura e música compõe a diversificada programação da 10ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. As atividades do evento foram apresentadas em detalhes nesta terça-feira (26) pela direção da Fundação Cultural para agentes culturais e profissionais de imprensa.

 

A feira será realizada de 5 a 14 de setembro, na Praça das Nações (Mitre), com expectativa de manter ou mesmo superar o público da edição do ano passado, quando 70 mil pessoas passaram pelo local. Em três espaços principais de exposições, o evento apresentará 37 estandes, que vão reunir livreiros e editoras, entidades, produtores e artistas de Foz e da região trinacional.

 

Foto: Marcos Labanca

Produção literária, shows e espetáculos, apresentações artísticas, teatrais e debates fazem parte do mosaico de atrações oferecidas aos visitantes, que terão a oportunidade de “mergulhar”, por dez dias, no universo cultural. “A Feira do Livro é um evento já consolidado na história da cidade. Este ano, ela faz parte, ainda, do centenário de Foz do Iguaçu, o que torna o evento mais especial”, disse o presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino.

 

Homenagem – Organizada pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, a edição deste ano homenageará o escritor brasileiro Ariano Suassuna. Falecido recentemente, Suassuna é reconhecido como um dos grandes nomes da literatura nacional. Ele também foi idealizador do Movimento Amorial e autor de várias obras expoentes, entre elas Auto da Compadecida e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta.

 

Foto: Marcos Labanca

Ano passado homenageamos o poeta Vinícius de Moraes, e nesta edição decidimos lembrar o grande escritor e autor Ariano Suassuna, falecido recentemente, que todos conhecem o seu mérito. Para valorizar ainda mais este expoente nome da literatura nacional, vamos ter painéis decorativos de apresentação da feira com imagens que remetam ao autor”, explicou Arinha Rocha, diretora da Fundação Cultural.

 

Abertura – A escolha do show de abertura do evento, no dia 5, priorizou a fusão de arte, literatura e música na mesma apresentação, seguindo a própria filosofia da Feira do Livro. O músico José Paes de Lira, o Lirinha, ex-líder da banda Cordel do Fogo Encantado, será a grande atração. O artista mistura música e artes performáticas no palco. “O Lirinha, que todos conhecem do grupo Cordel do Fogo Encantado, é um artista completo, ganhador de prêmios como escritor, que mistura a arte, a poesia e a música em suas apresentações, integrando a proposta da feira, que não consegue dissociar uma coisa da outra, ainda mais nós que somos do meio cultural”, destacou Arinha Rocha.

 

Integração – A Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu é um evento tradicional e parte integrante do calendário das principais atividades culturais e turísticas da cidade e de toda a região. O evento ganha relevância a cada nova edição pela presença expressiva da comunidade e pelo interesse sempre maior de escritores, artistas, ativistas culturais e da própria comunidade.

 

Na edição deste ano, para ampliar a visita de estudantes, um número maior de ônibus fará o transporte dos alunos da rede municipal de ensino até a praça. A organização da feira ainda preparou diversas atividades voltadas para atender estudantes e o público infantil. As universidades também participarão do evento com apresentações artísticas.

 

O Grupo de Coral e o Centro de Música da Unila (Universidade da Integração Latino-Americana), por exemplo, farão exibições especiais no evento. A universidade também apresentará a peça teatral Quando Eu Tinha. Na programação, Gentil Coraza, um dos professores que ajudaram a implantar a Unila, vai ministrar ainda a palestra “A América Latina e a polêmica autocrítica de Galeano”.

 

Mais atrações Humberto Gessinger, vocalista do Engenheiros do Hawaii e do grupo Pouca Vogal, fará a apresentação “Seis Segundos de Atenção”, em que declama poemas e poesias de sua autoria. A feira trará ainda o doutor em psicologia Bernard Rangé, reconhecido como o maior especialista em Terapia Cognitiva Comportamental do Brasil. A palestra “Vencendo o Pânico – Psicoterapias Cognitivo Comportamental” vai abordar o tema com a presença de especialistas e pesquisadores.

 

Organização – A 10ª Feira Internacional do Livro é promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Itaipu Binacional. O encontro literário tem o apoio da Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo, Núcleo de Livrarias, ACIFI, Unila, Unifoz, Uniamérica, Cesufoz, Centro Universitário UDC, Ceaec, Unioeste e Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.

Serviço:

 

10ª Feira Internacional do Livro

Data: de 5 a 14 de setembro

Horário: das 9h às 22h

Local: Praça das Nações (Mitre)

Fan page: www.facebook.com/feirainternacionaldolivro

Site e programação: www.feiradolivrofoz.com.br  

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Bassani