banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA: Evento discute potencial e desafios das águas entre fronteiras
  Data/Hora: 2.set.2014 - 18h 22 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A UNILA realiza, de quarta (3) a sexta-feira (5), o evento "Águas Transfronteiriças - Oportunidades e Desafios". A programação conta com palestras, painéis, reunião de trabalho, visita de campo e atividades culturais. O evento será realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e na UNILA Centro.

As atividades são gratuitas e voltadas a professores, acadêmicos, ambientalistas e comunidade. As inscrições devem ser feitas com envio de e-mail a aguastransfronteiricas@gmail.com, com nome completo (e sem abreviaturas) e número de RG ou RNE (para estrangeiros).


A iniciativa do evento partiu dos professores da UNILA, Bárbara Arisi, do curso de Antropologia e Diversidade Cultural, e Samuel Adami, do curso de Geografia, e a realização conta com apoio do PTI. "Estamos vivendo na segunda maior bacia hidrográfica da América Latina, a Bacia do Prata, na tríplice fronteira, ao lado da hidrelétrica binacional Itaipu e bem próximos da binacional Yaciretã. Portanto, temos de participar do debate de governança da água", afirma Bárbara.


De acordo com a docente, a proposta é reunir e aprender com especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) e de universidades como da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP) e Wageningen University, da Holanda. Como parte do debate, a existência de políticas participativas por toda América Latina e o emaranhado de leis que versam sobre o gerenciamento de águas, tanto no âmbito dos países, quanto em relação a tratados e convenções internacionais.


Para Adami, a principal importância do evento é trazer o debate sobre as águas transfronteiriças para a UNILA e para a comunidade da região. "Em regiões como esta em que estamos, de fronteira separada por rios, debates sobre as águas são muito importantes, afinal o que se lança aos rios aqui no Brasil pode ter impactos diretos no Paraguai e Argentina, por exemplo", explica o professor. "Este é um primeiro evento. Queremos perceber quem tem afinidade de pesquisa e trabalho com o tema, tanto na academia, como nas empresas da região e comunidade, para tentar criar uma rede pesquisadores sobre isso", finaliza.


Outras informações podem ser obtidas na página aguastransfronteiricas.blogspot.com.br. A programação completa pode ser encontrada aqui.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner emprego
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner pedrão 2018