banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Gleisi: "Mais Médicos garante quatro novos cursos de Medicina no Paraná"
  Data/Hora: 4.set.2014 - 17h 12 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

A candidata ao governo do estado do Paraná, Gleisi Hoffmann, comemorou o anúncio dos ministérios da Educação e da Saúde, nesta quinta-feira (4), autorizando a criação de mais quatro cursos de Medicina no Paraná em instituições privadas de ensino, dentro do programa Mais Médicos do governo federal.

Os municípios paranaenses beneficiados são Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. Gleisi atuou à frente da Casa Civil da Presidência da República na idealização do programa Mais Médicos e na elaboração das suas metas de execução.

“Excelente notícia para os paranaenses. Com estes novos cursos, formaremos mais profissionais, ampliando a oferta de atendimento para a população. Em todo o País, serão criadas 11.500 novas vagas em cursos de Medicina e 12.400 vagas de residência médica até 2017”, disse Gleisi. “O programa Mais Médicos vai além da contratação de profissionais de fora, que venham suprir as demandas por atendimento da população, e tem por meta ampliar as vagas na formação de profissionais em todo o País”, informou.

O anúncio aconteceu na cerimônia do balanço do primeiro ano do programa Mais Médicos. Ao todo, 39 municípios estão habilitados para receber estes cursos. O programa Mais Médicos é aprovado por 95% dos usuários entrevistados em pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que se disseram muito satisfeitos e satisfeitos com a atuação do médico e também por 87% deles, que conferiram notas de 8 a 10 para o programa do governo federal.

Nesse período, já foram criadas no governo da Presidenta Dilma 4.199 vagas em cursos de Medicina das 11.500 vagas da meta do programa. A expectativa, com a habilitação dos municípios anunciados hoje, é de criar pelo menos mais duas mil vagas, atingindo um total de 6.199, o que representa mais da metade do que se pretende alcançar até 2017. “O programa ainda prevê, em outras etapas, a expansão das vagas nas universidades federais e o aumento de vagas nos cursos já existentes”, reforçou Gleisi.

A partir da habilitação desses quatro municípios no Paraná, as instituições privadas locais de ensino vão se candidatar a uma concorrência para abrigar o curso. O edital aponta os critérios de seleção das instituições que disputarão a concorrência. Ainda em setembro deverá ser publicado o edital para chamamento público das instituições selecionadas e o segundo edital para chamada de novos municípios.

Para a escolha dos municípios, o governo federal levou em consideração a realidade local e relevância de ofertar cursos na região em função da necessidade social. Também priorizou municípios com 70 mil habitantes ou mais, exceto capitais, que ainda não possuem curso de Medicina, a fim de reforçar a interiorização da formação profissional.. “Os prefeitos dos municípios selecionados assumem o compromisso junto ao governo federal de manter e melhorar a estrutura da rede de saúde”, informou Gleisi.

Mais Médicos Especialistas
Atualmente, o programa Mais Médicos conta com 14.462 profissionais atuando em mais de 3.785 municípios e beneficiando cerca de 50 milhões de brasileiros com atendimento básico. Entre as propostas de Gleisi Hoffmann para a área da saúde está a complementação do programa nacional por meio do Mais Médicos Especialistas.

“Queremos acabar com as filas de espera por consultas com médicos especialistas. Vamos contratar profissionais e serviços junto às clínicas médicas, oferecendo atendimento com prioridade para a ginecologia, a pediatria, a geriatria, a oncologia e a cardiologia”, concluiu.
 

 

Assessoria de Imprensa

Campanha GLEISI HOFFMANN Governadora
Coligação Paraná Olhando Pra Frente  (PT/ PDT/ PCdoB/ PRB/ PTN)

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Einstein