banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Feira do Livro atrai 18 mil pessoas no final de semana
  Data/Hora: 8.set.2014 - 10h 21 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Público superou o recorde de todas as edições realizadas.

 

Foto: Paula Neves Aurea Cunha - Aproximadamente 18 mil pessoas visitaram a 10ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, neste final de semana. A programação variada e gratuita, a diversidade de atrações e a oferta de livros com custos baixos e acessíveis, vendidos por dezenas de livrarias, editoras e sebos atraíram moradores e turistas durante todos os dias do evento. 

 

Segundo avaliação dos organizadores e dos colaboradores do evento, o público dos três primeiros dias (sexta, sábado e domingo) superou e bateu o recorde de todas as edições realizadas até o momento.  O show de abertura do músico e escritor José Paes de Lira, o Lirinha, reuniu jovens, estudantes, artistas, moradores e visitantes da cidade para acompanhar o espetáculo performático de poesia e música.

 

"Queremos fazer a Feira crescer cada vez mais, oferecendo uma alternativa cultura para a população da cidade e nossos turistas, além de estimular a geração de renda com a economia do livro", disse o prefeito, Reni Pereira.

 

A feira da cidade - A agenda da feira estimulou o interesse do público. A programação inclui lançamentos de livros, apresentações artísticas, shows, debates, rodas de conversa, encontros com autores e escritores renomados do Brasil e da América Latina.  Além disso, a diversidade do evento permite o diálogo entre público, escritores, artistas e expositores.

 

Foto: Aurea Cunha

"Firmamos parceria com as universidades, livreiros, entidades culturais e artistas para alcançar esse resultado", destacou o presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino, o "cantor".   "A feira tornou-se um evento da cidade, onde o público de todas as idades e de todas as faixas e setores sociais compare em grande número e maior envolvimento a cada edição do evento", comemora cantor.

 

Núcleo - O movimento superior de público e visitação na Feira do Livro foi percebido também pelos livreiros. Ernani Brito, do Núcleo de Livrarias e Sebos da Acifi, também destacou o crescimento do evento. "Em relação ao ano passado, a gente percebeu um aumento de público e também no movimento das vendas. Sentimos um entusiasmo maior com a feira que vem crescendo a cada ano e isso vem acontecendo novamente nesta edição" 

 

Foto: Aurea Cunha

Família de leitores - O tapeceiro José Ailton trouxe a família pela segunda vez para apreciar as atrações da 10ª  Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Morador do bairro Morumbi, Ailton disse que a experiência no evento ajudou a incentivar o hábito da leitura para toda a família e melhorar o interesse dos filhos pela educação. "Minha filha de oito anos, por exemplo, adora a feira porque leva vários livros, gibis e revistas. E este ainda está ainda melhor com tantas atrações e essa grande programação", disse o tapeceiro.

 

Atividades e expectativas - Este ano, a Feira do Livro quer bater o recorde de público anterior, quando 70 mil pessoas passaram pelo evento, em 2013. Segundo a organização, também espera-se superar o número de livros comercializados e de negócios fechados nos estandes das editoras, livreiros, universidades e expositores. Este ano, a programação literária e cultura conta com 180 atividades e já é maior entre todas as edições da feira, contando com a presença de 25 autores renomados, consolidando o encontro literário e cultural entre os maiores da região Sul do Brasil.

 

Centenário - A feira referencia ainda as comemorações do ano do centenário do município de Foz do Iguaçu. O evento celebra o aniversário da cidade privilegiando a participação de inúmeros escritores iguaçuenses, além de oficinas, bate-papos, debates e apresentações artísticas.

 

A autora iguaçuense e membro da Alef (Academia de Letras de Foz do Iguaçu)  Mapê Carneiro, vai lançar o primeiro livro (Raias da Alma) na feira. Ela disse que o evento é o espaço adequado para os escritores promoverem o trabalho e também para promover o incentivo à cultura entre todas as classes.

 

Foto: Marcos Labanca

"A feira é de suma importância para divulgar os autores locais e promover a leitura porque aqui se trata de cultura, num local que temos como prioridade ainda as crianças e os estudantes das escolas municipais presentes acompanhando as atividades variadas do evento", disse. Mapê.

 

 

População apoia Feira do Livro

 

Moradores, escritores, educadores, turistas e visitantes da cidade demonstraram pleno apoio à Feira do Livro de Foz do Iguaçu.

 

(Foto 1)  Paula Neves - administradora na Itaipu Binacional)

 

"Eu acho que a feira deveria acontecer mais vezes porque este evento é muito bacana e positivo para a cultura da cidade. É um evento muito interessante que só tem a acrescentar que este ano esta melhor ainda com mais atividades, mais teatros e atrações que vem acontecendo".

 

(Foto 2) - Geilso Pinho - estudante de jornalismo de Boa Vista, Roraima. Ficou encantado com a variedade de título e dos clássicos. Comprou  cinco clássicos e gastou R$ 40,00. Veio para um Congresso de Jornalismo, conheceu a cidade pela primeira vez e achou incrível. Comprou os cinco clássicos em um sebo. “Nos livros usados a magia é maior, sou um amante de livros” finalizou o estudante.

 

(Foto 3) - Marcos Ziemann - Escritor local.

Marcos Ziemann apostou na Feira do Livro de Foz do Iguaçu para vender e divulgar o seu primeiro livro "A Vida Por Um Fio". O livro narra sua experiência no antigo presídio do Carandiru. "A feira é o ambiente mais adequado para vendermos o livro, especialmente no meu caso que é no corpo a corpo, conversando com as pessoas".

(Foto 4) - Rosani Borba - professora da Rede Municipal de Ensino. "O evento, a feira, é fundamental para promovermos a cultura e a educação, sobretudo em meio as crianças e estudantes que levam o hábito leitura para dentro de casa, para a escola e para o resto das suas vidas. E nós sabemos que a leitura amplia o universo de conhecimento de cada um e possibilita o desenvolvimento humano"

 

Hoje tem Humberto Gessinger na Feira do Livro

“A única coisa que podemos fazer com o tempo é escolher o que fazer com ele”. Assim começa o livro Seis Segundos de Atenção, do escritor Humberto Gessinger, que será lançado hoje (8), na Feira do Livro de Foz, às 21 horas. Aclamado pelos brasileiros por sua carreira com a banda Engenheiros do Hawaii, o artista faz a transição entre a música e a literatura, linguagens que dialogam e se complementam. 

Com o público iguacuense, o artista gaúcho promoverá um bate-papo sobre a sua publicação, seguida de sessão de autógrafos. Cantor, multi-instrumentista e compositor, Humberto Gessinger estreou na literatura em 2008. Além de Seis Segundos de Atenção, é autor de Meu pequeno gremista, Pra ser sincero, Mapas do acaso e Nas entrelinhas do horizonte.

Organização – A 10ª Feira Internacional do Livro é promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Itaipu Binacional. O encontro literário tem o apoio da Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo, Núcleo de Livrarias, ACIFI, Unila, Unifoz, Uniamérica, Cesufoz, Centro Universitário UDC, Ceaec, Unioeste e Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.

 

 

Serviço:

10ª Feira Internacional do Livro

Data: de 5 a 14 de setembro

Horário: das 9h às 22h

Local: Praça das Nações (Mitre)

Fan pagewww.facebook.com/feirainternacionaldolivro

Site e programação: www.feiradolivrofoz.com.br

 

(Grampo Comunicação)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Mirante