banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Pesquisa desenvolvida na UNILA analisa viabilidade da produção de energia em região de estuários
  Data/Hora: 12.set.2014 - 17h 12 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Em regiões onde há transição entre rios e mares – nos chamados estuários – pode estar uma fonte renovável de produção de energia. Entender os fenômenos que ocorrem nesse ambiente e estudar a viabilidade de construções de usinas nesses locais são alguns dos desafios de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), intitulada “Energia azul: projeto e construção de um protótipo para extrair energia elétrica usando a diferença de salinidade entre a água marinha e a água dos rios”.


A América Latina possui um dos maiores potenciais de exploração para esse tipo de energia renovável devido à presença de rios volumosos, com grande vazão, e de regiões estuárias. Mesmo com esse privilégio, não foram encontrados estudos nessa área na região, nem houve investimentos sérios nesse tipo de reserva de energia, que vem de rios e oceanos - maiores organismos vivos do planeta e fontes inesgotáveis”, afirma o coordenador da pesquisa, Davi Monteiro, professor dos cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Ciências da Natureza da UNILA.


A pesquisa na Universidade começou em 2012, inicialmente com um estudo bibliográfico em uma perspectiva interdisciplinar exigida pelo tema, uma vez que envolve áreas diversas, como Física, Química, Geografia e Meio Ambiente. A próxima etapa é a construção de um protótipo, com o objetivo de realizar testes controlados, que irão simular o ambiente de estuário – com águas de diferentes graus de salinidade (concentração de sais).


O protótipo é composto por um tanque e uma membrana semipermeável, que vai dividir duas porções de água – pura (doce) e salgada – e, ainda, permitir a passagem apenas da solução de menor para a de maior concentração. Ou seja, acontece um deslocamento do fluxo da água para apenas uma das partes do tanque. Esse processo leva a um aumento da vazão e volume de água que, por sua vez, gera uma pressão ou força capaz de produzir energia.


Desafios e potencialidades

Esse projeto-piloto, de simulação, vai contribuir para entender os desafios em situações reais. Um dos problemas apontados é com relação à membrana, que poderia acumular sujeiras, areias e micro-organismos do oceano. “Para ser economicamente viável, é preciso utilizar uma membrana que não necessite trocas frequentes. É um desafio que pode receber contribuição de outros estudos sobre membranas eficientes já existentes nas áreas de ciências de materiais, não exatamente para produzir a energia azul, mas que podem ser adaptadas a essa pesquisa”, esclarece Monteiro.


No caso da produção de energia azul, outros desafios da pesquisa são compreender melhor a composição dos estuários e os limites da membrana para acumular sal e, ainda, estudar alternativas para minimizar impactos, visando não alterar o grau de salinidade de uma região e, também, evitar agressão a organismos vivos, como os peixes. Os impactos socioambientais, no entanto, como aponta o pesquisador, seriam muito menores se comparados à construção de uma hidrelétrica, por exemplo. “No caso de uma usina de energia azul, a sua construção estaria condicionada à preservação dessas regiões de estuários, uma vez que a poluição desses ambientes descapacitaria a produção de energia”, explica.


Energias renováveis

A pesquisa sobre o potencial de produção de energia a partir dos estuários ainda é muito incipiente, inclusive em outras regiões do mundo. O estudo em andamento na UNILA realizou um levantamento de pesquisas pelo mundo nessa área e foram descobertas algumas iniciativas recentes na Noruega, Holanda e nos Estados Unidos. A discussão dessa potencialidade nos estuários passa pelo debate sobre fontes alternativas de energias – a exemplo da eólica, biomassa e solar. “Estas fontes de energia, no entanto, têm um custo alto e precisam de determinadas condições climáticas sazonais. A energia azul é uma possibilidade de energia renovável que precisa de mais estudos. No caso do Brasil, é uma discussão importante, em um país que ainda tem matriz energética pouco diversificada”, aponta o docente.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Bassani