banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Projeto da UNILA apresenta ensino experimental sobre fenômenos naturais a professores da rede pública
  Data/Hora: 22.set.2014 - 14h 55 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Teve início em setembro a primeira oficina de formação do projeto de extensão da UNILA “Ensino-Aprendizagem Multidisciplinar do Microcosmo ao Macrocosmo”. A iniciativa pretende apresentar aos professores da rede pública de ensino da região novas práticas didático-pedagógicas ligadas aos fenômenos naturais. No total, serão mais três oficinas temáticas até o fim do ano, com atividades de estudo e experimentação.


O objetivo é despertar o interesse pelo ensino experimental e motivar a realização de aulas práticas nas escolas. É um projeto que visa levar a ciência experimental à comunidade, e acreditamos que os professores que atuam no ensino fundamental e médio são ferramentas essenciais nesse processo”, explica a docente de Física da UNILA, Kelly Sossmeier, que coordena o projeto com a professora da Unioeste, Tanise Knakievicz.



Em cada oficina temática são apresentadas dez práticas de estudo e experimentação. Os professores levam, além do conhecimento, roteiros descritivos de como realizar as atividades. Nesse material também estão incluídas sugestões de materiais alternativos e de baixo custo que podem ser usados nos experimentos. “Queremos que os professores, motivados pelo estudo aqui realizado, se assim desejarem, tenham condições de realizar as experiências em suas aulas”, pontua a professora Kelly.


Primeira oficina


Na primeira oficina, os professores realizaram práticas com o tema “Experimentando com a água e suas propriedades”. Trabalhos com fenômenos como a eletrólise da água e a identificação de ph foram algumas das atividades multidisciplinares, que envolvem, principalmente, as áreas de Física, Química e Biologia. “A oficina é uma forma de atualização. É, também, uma oportunidade de revisarmos as práticas, uma vez que, com o passar dos anos, elas vão mudando”, diz o professor Cláudio Ghellere, técnico pedagógico de Biologia do Núcleo Regional de Educação (NRE).


Projeto na UNILA

O projeto teve início em 2012 e ,atualmente, conta com a colaboração de uma equipe multidisciplinar, integrada por estudantes e docentes da UNILA. O projeto vem sendo realizado em parceria com o NRE de Foz do Iguaçu, que faz a inscrição dos professores, além do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e da Estação Ciência, do PTI.




 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Einstein