banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Prefeitura de Curitiba lança cartilha para Trabalho em Altura
  Data/Hora: 24.set.2014 - 11h 10 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Com o objetivo de promover a cultura da prevenção, a Prefeitura Municipal de Curitiba lança a cartilha “Trabalho em Altura com Segurança”. O projeto conta com o apoio da CEREST/CTBA – Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador – e da empresa Altiseg/Capital Safety.


A elaboração da cartilha foi motivada pelo grande número de trabalhadores vitimados por acidentes fatais, resultado da falta de equipamentos próprios, ou mesmo da inobservância quanto ao uso correto desses instrumentos básicos de trabalho.


Sendo assim, a cartilha traz explicações a cerca da norma NR-35, que regulamenta o trabalho em altura no Brasil, além de dicas práticas para sua execução com segurança. Planejamento, organização e execução; ancoragem; andaimes tubulares; escadas; EPIs; fator de segurança ou queda; andaime suspenso; cadeira suspensa; guarda-corpo; e trabalho doméstico em altura são alguns dos assuntos abordados.


“A cartilha contém orientações a respeito da NR 35 e demais NR´s e NBR´s, descritas em textos para rápida assimilação, contendo fotos e figuras autoexplicativas”, afirma Patrícia Santos, diretora da Altiseg/Capital Safety.


Segundo Patrícia, a entrega das cartilhas já está sendo realizada em diversos pontos da cidade onde há trabalho caracterizado de altura. Juntamente com a distribuição da cartilha, há ainda o trabalho de orientação e fiscalização.


A Prefeitura de Curitiba disponibiliza o número 156 para denúncias de irregularidades. Lembrando que se um trabalhador sofrer um acidente de trabalho com sequelas decorrentes da falta de treinamento adequado ou fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e sendo constatada responsabilidade do empregador, esse trabalhador poder requerer indenização, além do empregador ser responsabilizado tanto civil quanto criminalmente.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner Mirante