banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Barco Quaraí volta a ser exposto no Ecomuseu
  Data/Hora: 27.set.2014 - 10h 34 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Parte da história de Itaipu, embarcação passou os últimos cinco meses em reforma.

 

 

Fotos: Rubens Fraulini - O barco Quaraí, usado durante anos pela Segurança Empresarial de Itaipu Binacional para fiscalizar o reservatório da usina hidrelétrica, voltou a ser exposto no pátio do Ecomuseu, em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (26).

 

A embarcação ficou os últimos cinco meses em reforma em uma metalúrgica de Itaipulândia, no Oeste do Estado. A intervenção foi necessária devido aos danos causados pela prolongada exposição ao tempo.

 

Dono da metalúrgica, Hermes Dallagnol relatou que a embarcação estava bastante danificada: muita ferrugem, tinta descascada, buraco no forro, piso estragado, portas que não fechavam. “Procuramos deixa-lo o mais original possível”, afirmou.

Ainda segundo ele, a reforma dará uma sobrevida de pelo menos mais 30 anos ao barco – um período ainda maior que o da última reforma, 13 anos atrás, feita pela mesma oficina de Itaipulândia.

 

A conservadora do Ecomuseu, Isabela da Costa Moreira, recebeu o Quaraí de volta – e aprovou o trabalho. “O barco estava muito descaracterizado, entrava água da chuva, tinha muita ferrugem. Agora ficou muito bom”, comentou.

 

Isabela disse ainda que a embarcação chama a atenção dos visitantes do museu, especialmente as crianças. “O Quaraí é parte da memória da empresa. Trata-se de um acervo para ser visitado e conhecido.”

 

Mymba Kuera

 

A história do Quaraí se confunde com a história da própria binacional. O barco foi utilizado, por exemplo, para dar suporte à operação Mymba Kuera, de resgate dos animais, ainda durante a formação do reservatório.

 

Aposentado, virou atração no pátio do Ecomuseu, ao lado de outros gigantes pioneiros de Itaipu – como o peso-pesado “Sansão”, apelido dado a um dos caminhões usados na construção da usina.

 

Complexo Turístico

O Ecomuseu faz parte dos atrativos turísticos de Itaipu – que incluem também a Visita Panorâmica, o Circuito Especial, o Test Drive Veículo Elétrico, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), a Iluminação da Barragem, o Polo Astronômico e o passeio de Kattamaram.

Mais informações sobre o turismo na Itaipu e compra de ingressos antecipados podem ser obtidas pelo telefone 0800-645-4645 ou no site do Complexo Turístico (www.turismoitaipu.com.br).

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios