banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Nova Cátedra da UNILA irá discutir temas afro-latino-americanos
  Data/Hora: 3.out.2014 - 15h 25 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Transformar-se em um espaço permanente para a discussão e estudo sobre a presença africana na América Latina é o objetivo da "Cátedra Edison Carneiro - História afro-latino-americana". O evento será fundado em outubro pelo professor Luiz Felipe de Alencastro, com a conferência sobre “Fundamentos e contemporaneidade da história afro-latino-americana”. A programação inclui, também, duas mesas-redondas com professores da UNILA e convidados. As Cátedras são promovidas pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA-UNILA).


Segundo o professor de História e coordenador da Cátedra, Rodrigo Bonciani, o objetivo é formar uma rede de pesquisadores e de difusão de temas afro-latino-americanos. “Hoje há uma demanda muito grande na área de educação sobre esses temas”, diz, explicando que os campos de pesquisa e de militância estão centrados na influência africana em cada um dos países (afro-brasileiro, afro-peruano), mas que ainda não existem estudos sobre essa influência conectada a diferentes países. “A conexão é uma questão relativamente recente e a Cátedra tenta integrar essas discussões.” Ainda de acordo com Bonciani, a Unesco e a Fundação Palmares são duas das poucas instituições que iniciaram reflexões sobre a relação África-América Latina.


Na UNILA, o Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos (NEALA) vem desenvolvendo uma série de projetos que devem ser incorporados à Cátedra e pretende iniciar a troca de informações sobre o tema com outras universidades e parceiros.


Patrono e fundador

Como patrono da Cátedra, foi escolhido o etnólogo, folclorista e historiador, Edison Carneiro (1912-1972), um dos primeiros estudiosos a tratar de temas relacionados à influência africana na formação brasileira. “Ele é um intelectual negro e foi escolhido por ser um precursor desse campo de estudos e também pelo fato de a Cátedra ter uma abordagem ampla, reunindo história, cultura e outras referências”, diz Bonciani.


O fundador, Luiz Felipe de Alencastro, é referência em estudos da relação África–América Latina, principalmente da relação África-Brasil, seu campo de estudo mais forte. Alencastro é também autor de vários livros, entre eles “Trato dos Viventes”, onde discute a formação do Brasil em uma relação de complementaridade com a África. Ele é professor emérito da Universidade de Paris-Sorbonne (França) e professor titular da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas.


Programação

A conferência de abertura da Cátedra será realizada no dia 16 de outubro, às 19h, na Câmara de Vereadores. No dia 17 de outubro, também na Câmara, serão realizadas duas mesas-redondas. A primeira, às 10h, com alguns professores da UNILA, Rodrigo Bonciani, Andréia Moassab e Mamadou Diallo; e a segunda, às 14h, com os professores Gustau Nerín e Angela Souza, ambos da UNILA, e Vanicléia Santos, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


As inscrições podem ser feitas pelo site da UNILA e os participantes irão receber certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail catedraecarneiro@unila.edu.br.



 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego