banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA abre inscrições para curso de mestrado em Integração Contemporânea da América Latina
  Data/Hora: 14.out.2014 - 16h 16 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Estão abertas, até 17 de novembro, as inscrições para o curso de mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL), ofertado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). As 15 vagas são destinadas, preferencialmente, a candidatos latino-americanos graduados na área de Ciências Humanas e Sociais, Linguística, Letras e Artes. Na distribuição dessas vagas, será considerada a proporcionalidade entre brasileiros e demais latino-americanos. O quadro docente é composto por professores efetivos e seniores da UNILA, além de docentes externos.


As inscrições poderão ser realizadas por e-mail ou pessoalmente. O candidato deverá acessar a aba "Inscrições" no site do mestrado (www.unila.edu.br/mestrado/ical), baixar e preencher o formulário e o termo de anuência, que deverão ser entregues na Secretaria do Programa ou enviados para o e-mail selecao.ical@unila.edu.br. O edital que disciplina o processo seletivo pode ser conferido aqui.


O processo seletivo será dividido em duas fases: eliminatórias e classificatórias. Na primeira fase, serão avaliados projeto, currículo e histórico escolar. Já na segunda, haverá uma entrevista, que pode ser a distância. O resultado final está previsto para ser homologado em 21 de janeiro de 2015. As aulas devem iniciar em março de 2015, conforme calendário acadêmico.


ICAL


O objetivo do mestrado em Integração Contemporânea da América Latina é contribuir para a formação de profissionais qualificados, do ponto de vista técnico, político e ético, para os processos de integração da América Latina. “Espera-se que os mestres a serem formados pelo programa façam a diferença ao se vincularem a órgãos públicos, movimentos sociais, organizações internacionais, contribuindo para qualificarem os referidos espaços”, disse o professor Jayme Benvenuto, coordenador do Programa. O diferencial, de acordo com o docente, é o estudo da integração no contexto contemporâneo, sem que se perca de vista a perspectiva histórica dos processos integracionistas.


Linhas de Pesquisa

O Programa é vinculado à área de Ciência Política e conta com duas linhas de pesquisa: Integração, Estado e Sociedade; e Integração, Cultura e Sociedade. A primeira visa analisar as relações de poder que caracterizam a integração mediante a atuação de seus múltiplos atores, buscando repensar o papel do Estado como locus de poder, ao mesmo tempo em que aborda a integração dos povos em suas formas de expressão política, econômica e social. A crise de legitimidade da democracia formal, os novos constitucionalismos e as políticas sociais que têm se voltado para as reduções das assimetrias, em cada país e na região, são temas estruturantes.


Na linha Integração, Cultura e Sociedade, o objetivo é analisar os processos histórico-culturais latino-americanos no âmbito da integração da região. O foco dos fenômenos de integração aqui definido inclui manifestações menos formais e aparentes que ocorrem no tecido social e cultural do continente. O ponto de partida é a noção de que os valores culturais latino-americanos estão presentes nos processos econômicos, nas relações sociais e internacionais, construindo uma história original na qual a música, a literatura, o cinema, as artes visuais e o teatro são elementos identificadores.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Bassani