banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNIGUAÇU realiza projeto com Clubes da Terceira Idade de São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 17.out.2014 - 19h 46 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Os cursos de Educação Física, Enfermagem e Terapia Ocupacional das Faculdades Unificadas do Oeste do Paraná (UNIGUAÇU) deram início ao projeto “Saúde e qualidade de vida dos idosos” com a participação dos Clubes da Terceira Idade do município de São Miguel do Iguaçu-PR.

 

Os encontros têm palestras sobre diversos temas como: saúde e qualidade de vida na terceira idade; a importância dos projetos de vida na terceira idade; prevenção e controle da hipertensão arterial e do diabetes; orientação sobre a saúde mental e memória do idoso; prevenção e controle da depressão. Além dessas palestras, os idosos realizam exercícios físicos para prevenir diversas doenças.

 

As atividades são coordenadas pelo professor e coordenador do curso de Educação Física, Gleison Ferreira, pelo professor e coordenador do curso de Enfermagem, Jediael Camargo, pelo professor e coordenador do curso de Terapia Ocupacional, Tiago Ribeiro, e pela professora Denise Pavei.

 

Para o professor, Gleison Ferreira, a ideia é propiciar aos idosos, integrantes dos grupos da terceira idade, informações voltadas à qualidade de vida. “Essas atividades e informações são desenvolvidas nos cursos voltados à saúde da UNIGUAÇU”, completou Gleison.

 

A Coordenadora dos Clubes da terceira idade de São Miguel, Liliane Amboni Fontana Bernard, disse que o projeto é de fundamental importância porque leva os participantes a entenderem o próprio corpo e que cada organismo necessita de tratamento diferenciado. “Essas atividades desenvolvem no idoso o hábito de praticar exercícios corretamente e de forma regular, sempre com orientação de um profissional”, destacou Liliane. Ela agradeceu à UNIGUAÇU pela oportunidade de abrir as portas para os integrantes da terceira idade. “Está sendo muito importante”, enfatizou Liliane.

 

Os participantes aprovaram a ideia do projeto. O Sr. Juvenil de Oliveira disse que gosta de estar presente nas atividades porque mantém o corpo e a mente em movimento, o que é indispensável na terceira idade. “Não podemos nos acomodar senão ficamos doentes e participar dessas atividades e palestras é o que a terceira idade precisa”, destacou Juvenil.

 

A Sra. Cecília do Carmo contou que, se não estivesse participando do projeto, estaria em casa vendo televisão ou dormindo, o que não é bom. “Entre as muitas coisas que já aprendi aqui está a importância do exercício físico na terceira idade”, salientou Cecília.

 

O projeto tem a parceria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município e iniciou no dia 19/09 e se estenderá até 12/12 e acontece todas as sextas-feiras no Campus da Instituição. O objetivo, neste primeiro semestre de parceria, é levar em forma de palestras e dinâmicas, informações acerca da saúde e qualidade de vida dos idosos.

 

 

 

AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)

Data: SMI – 08-10-14

Acesse: uniguacu.com.br;  facebook.com/uniguacuoestepr

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios