banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Brasil é campeão do mundo no Rafting R4
  Data/Hora: 20.out.2014 - 9h 52 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Equipes brasileiras levaram seis das sete categorias disputadas. Prova decisiva foi no Canal Itaipu, neste domingo (19)

 

O Canal Itaipu deu sorte às equipes brasileiras no Campeonato Mundial de Rafting R4. Com o resultado da prova de slalom, neste domingo (19), o Brasil sagrou-se campeão mundial geral. Somando-se às competições da semana passada, nas categorias iniciantes, o Brasil ficou com seis das sete medalhas de ouro.

Pela manhã, os atletas encararam as corredeiras das Cataratas do Iguaçu, na modalidade descida. Mas a definição do Mundial de Rafting aconteceu na parte da tarde, no Canal Itaipu, com o slalom. No Master Masculino, a equipe Bozo D’Água, de Brotas (SP), ficou em segundo lugar na modalidade, logo atrás da República Tcheca. Foi o suficiente.

 “Tivemos um desconto de tempo e ficamos com o segundo, mas era o que precisávamos para ganhar no geral”, disse Enio Winkler, um dos “lemes” da equipe brasileira. No Master, o Brasil ficou em primeiro, com 952 pontos. A República Tcheca (928 pontos) ficou com a prata, seguida da Rússia (790 pontos).


Com o fim do campeonato, o time master do Brasil, formado por dois paulistas e dois gaúchos, se divide novamente. “Vamos treinar em casa e eles em São Paulo”, explica Enio. “A previsão é nos unir de novo só no próximo campeonato”.

No Open Masculino também deu Brasil. Na prova de slalom, a seleção brasileira ficou atrás dos tchecos, mas isso não foi suficiente para tirar o ouro no geral. Com 888 pontos, o Brasil ficou em primeiro, seguido, novamente, por República Tcheca (834 pontos) e Rússia (830 pontos).

As meninas também fizeram bonito no Open Feminino, vencendo o slalom e também o campeonato. O time somou 904 pontos no geral, logo à frente do Japão (871 pontos) e da Eslováquia (847 pontos).

O Mundial foi organizado pela Federação Paranaense de Canoagem em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Internacional de Rafting. Os patrocinadores do evento foram BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Itaipu Binacional e Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

 

Força de Brotas

Para o técnico da equipe brasileira que disputou o Open Masculino, Fábio Ramos, os bons resultados do País se devem, principalmente, ao investimento que Brotas (SP) tem feito no esporte. “Hoje, somos o celeiro do rafting no Brasil”, disse.

No Campeonato Mundial de Rafting R6, na Indonésia, em novembro de 2015, quase todas as categorias serão representadas por equipes de Brotas – apenas no Sub-19 feminino as meninas da Xícara Maluka, de Nova Roma do Sul (RS), representam o Brasil.

Fábio Ramos afirmou que as equipes vão pleitear que a próxima seletiva para o Mundial de Rafting R4, que acontece em 2016 (ainda sem lugar definido), seja novamente no Canal Itaipu. “Aqui teremos todos os botes iguais, o que torna a seletiva mais justa”, afirmou.

 

Seis medalhas de ouro

O Mundial de Rafting R4 aconteceu em Foz do Iguaçu, em duas etapas. Entre 10 e 12 de outubro, competiram os atletas das categorias iniciantes: Sub-19 e Sub-23. As categorias adultas (Open e Master) disputaram as provas de 16 a 19 de outubro. O campeonato acontece com a somatória de quatro modalidades: sprint (100 pontos), head-to-head (200) e slalom (300), que aconteceram no Canal Itaipu, e a descida (400), que ocorreu nas corredeiras das Cataratas do Iguaçu.

Na semana passada, o Brasil já tinha garantido três ouros dos quatro disputados. Venceu nas categorias Sub-19 e Sub-23 masculino e na Sub-23 feminino. Na Sub-23 feminino, o Brasil ficou em terceiro – o ouro ficou com a Austrália e a prata com a Rússia.

 

O legado do Mundial

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomazini, considerou o Mundial de Rafting R4 um teste de luxo para o Mundial de Canoagem, em abril de 2015. “Aprendemos com o mundial sobre o que temos de melhorar e quais medidas tomar”, avaliou. Para Tomazini, o principal legado do Mundial foi a compra e a instalação das bombas que vão permitir água no Canal Itaipu o ano todo, garantindo o treinamento dos atletas. As bombas custaram R$ 3 milhões e foram compradas pelo Ministério dos Esportes, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Olímpico.

 “Na primeira semana, contamos com a ajuda da chuva, que garantiu as provas do Sub-19 e Sub-23”, disse. “Já na segunda, com as bombas instaladas, pudemos ter as provas das categorias adultas”, completou Tomazini. Para ele, a compra dos 20 botes pelo BNDES, que ficarão em Foz do Iguaçu e poderão ser usados para práticas esportivas no canal, é outro legado do Mundial à cidade.

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu (área responsável pelo Canal) e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, acredita que o Canal Itaipu trouxe sorte aos atletas brasileiros. “A gente se sente orgulhoso de receber tantos países aqui na Itaipu e ver o que o nosso canal pode proporcionar para o esporte”, disse Piolla. “É bom ver que todo o esforço feito lá atrás e que continua sendo feito hoje está sendo recompensado com o crescimento do Brasil no cenário mundial do esporte”.

 

Fotos: Nilton Rolin / Itaipu Binacional

https://discovirtual.itaipu.gov.br/public.php?service=files&t=6e91e100b1d0e5e4cce16a5c249d23eb

 

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios