banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Artista plástico Celso Coppio ganha livro sobre sua vida e obra
  Data/Hora: 27.out.2014 - 13h 57 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

A Universidade Livre da Cultura lança, no dia 30 de outubro, o livro “Celso Coppio – 40 anos”, sobre a vida e obra do artista plástico Celso Coppio, radicado em Curitiba. O evento acontece na galeria do pintor (Fernando Simas, 388 – Bigorrilho), às 19h30. Na ocasião, o livro será vendido a R$150. O livro foi produzido por meio da Lei Rouanet e teve patrocínio da empresa Supermax.

Celso Coppio, conhecido como “mestre da natureza morta”, começou a pintar como autodidata ainda criança, ingressando na vida artística aos 14 anos, como escultor em terracota, orientado pelo professor Sakai de Embú. Em 2009 completou 40 anos de carreira, motivo pelo qual a Universidade Livre da Cultura lança esse catálogo raisonné das primeiras quatro décadas de atividades artísticas do pintor. Ao longo desses anos Coppio homenageou uma série de países, adotando uma característica peculiar: a de pintar in loco. Esse tipo de prática imprime no artista e em sua obra um traço de flâneur, o que se evidencia em sua obra e nos relatos que faz dela. Coppio se relaciona de maneira especial com o local por onde passeia, mora e retrata, de forma a apreender as cores, a atmosfera, a luz, os signos e a variedade de cada cultura.

“A importância de se elaborar um catálogo da obra de Celso Coppio vai além do registro de uma sólida trajetória artística, pois permite, ainda, reunir e difundir essa sensibilidade múltipla que se manteve em constante diálogo com as mais diversas culturas”, comenta o diretor-executivo da Unicultura, Ricardo Trento. “Sendo assim, não há limite temporal e espacial de captação para essa arte autêntica de um dos grandes nomes da pintura brasileira da contemporaneidade”, completa. O livro, além das obras de Coppio, também conta com textos sobre sua vida e obra, crítica de Maria Cecília Noronha e poesias do próprio artista.

Sobre Celso Coppio

Celso Coppio, renomado artista plástico brasileiro, é paulista de nascimento e há algumas décadas está radicado em Curitiba. Em 1978, chegou à capital paranaense para organizar sua primeira exposição individual e estabelecer-se na cidade. Começou a estudar desenho com Rosy Carrão e pintura com o mestre espanhol Salvador Rodrigues Júnior. Conhecido como "mestre da natureza morta", Coppio criou vários temas, entre nus artísticos, paisagens, figuras e retratos de personalidades. O pintor sempre transitou com desenvoltura pelo exterior, principalmente na Itália, onde recebeu a missão de retratar as estações da "Via Lucis", obra única no mundo.

O artista também possui obras em coleções particulares espalhadas pelo Brasil inteiro e no exterior, em cidades como Milão, Roma, Florença, Paris, Madri, Barcelona, Seatle e Nova Iorque. Percorreu toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Oriente Médio e Extremo Oriente, estudando obras de grandes nomes do impressionismo. Frequentou a Real Academia de Belas Artes de Barcelona, Espanha, na condição de Artista Profissional, mantendo um atelier na cidade de Roma, Itália, e em Curitiba, onde leciona atualmente.

Entre os principais trabalhos do artista destacam-se a exposição "La Serenissima", na qual Celso Coppio apresenta obras produzidas na cidade de Veneza e que mostram os encantos, os coloridos e as fantasias daquela cidade, assim como a inspiração no tradicional carnaval veneziano, e a exposição "Barroco", trabalho com o qual o artista comemorou seus 35 anos de carreira. Para retratar o barroco brasileiro, Coppio viajou a Pernambuco e às históricas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais, no objetivo de estudar e visitar os acervos da autêntica arte barroca brasileira.

Serviço:

Lançamento do livro Celso Coppio
Data: 30 de outubro, a partir das 19h30
Local: Fernando Simas, 388 – Bigorrilho
Livre e aberto ao público. Livros a venda no local por R$150,00 (parte do valor revertido a vítimas de câncer)

 

 

Informações para a imprensa
imprensa@unicultura.com.br
(41) 30232008

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner emprego
Bassani
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite