banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA - Novo curso da UNILA pretende formar químicos e professores de Química para atuação em escolas da rede pública e privada
  Data/Hora: 31.out.2014 - 14h 39 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Visando atender a uma carência de profissionais para atuarem como professores de Ciências Naturais, em especial de Química, na Educação Básica é que o curso de Licenciatura em Química foi proposto e terá início na UNILA em 2015. Esta carência de profissionais é constatada tanto na região, quanto no Estado e na América Latina.



O curso tem como objetivo geral formar profissionais com capacidade de reflexão crítica e competência para integrar o processo de educação básica de maneira responsável, com conhecimentos específicos e pedagógicos voltados a uma formação técnica e humanística sólida do profissional. A graduação poderá contribuir para uma melhor qualificação de recursos humanos, na área de ensino de química, no Estado do Paraná, com projeção regional da fronteira trinacional, bem como na América Latina.



"Entende-se que é necessário que o professor de Química precisa ser, no mínimo, químico com atribuições definidas pelo Conselho Federal de Química (CFQ), para que possa realmente atuar no ensino de forma qualificada e inovadora e assim contribuir para tornar a aprendizagem de química mais atrativa para os alunos de ensino médio e fundamental. Desse modo, busca-se a formação de um profissional capaz de promover as mudanças necessárias no ensino médio, como professor, e na pesquisa, no âmbito científico ou industrial", disse a professora Janine Padilha Botton, que fez parte da Comissão de Implantação do curso e é coordenadora do curso de Ciências da Natureza.



A carga horária proposta será distribuída em conhecimentos específicos, no Ciclo Comum de Estudos (em disciplinas como Fundamentos da América Latina, Línguas e Filosofia), atividades complementares e estágio curricular supervisionado obrigatório. Neste sentido, será exigido do acadêmico que tenha formação técnica, ética e social, considerando-se importante a atuação do licenciado como profissional e cidadão. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) está baseado no conceito de que a formação do profissional deve ser crítica permitindo compreensão do processo cultural, social, política e econômico que afetam o mundo contemporâneo.



Além dos componentes de conhecimento técnico, há uma preocupação com o exercício da docência, que, seja qual for o nível de ensino, exige o conhecimento de metodologias de ensino-aprendizagem, das relações aluno-professor e entendimento das políticas educacionais regionais, nacionais e latino-americanas. Há, ainda, disciplinas que se preocupam em abordar questões étnico-raciais, como a saúde indígena e a cultura afro-brasileira, questões de gênero, o meio-ambiente e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), cumprindo-se leis nacionais relativas à educação e acessibilidade.



Química - Licenciatura será na modalidade presencial, conferindo ao graduado o título de licenciado em Química. No total, serão 3195 horas-aula, distribuídas em 10 semestres. As aulas serão no período noturno, no Parque Tecnológico de Itaipu. O curso iniciará no primeiro semestre de 2015, com a oferta de 50 vagas. Interessados brasileiros deverão realizar o ENEM e inscreverem-se via SiSU.


Novos cursos


A UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar no primeiro semestre e 12, no segundo. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia, são algumas das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego