banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Proposta de novo curso da UNILA é formar profissionais de línguas portuguesa e espanhola e literatura latino-americana
  Data/Hora: 10.nov.2014 - 5h 42 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

O curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, em grau de licenciatura, começará a ser ofertado pela UNILA no primeiro semestre de 2015. A graduação visa formar professores de espanhol e de português, bem como professores de literatura latino-americana. A proposta é que o profissional formado atue tanto no ensino básico quanto em cursos livres, em instituições de ensino do Brasil e dos demais países da América Latina.


Essa atuação deverá ocorrer a partir do desenvolvimento de competências para práticas interculturais, acadêmico-científicas e profissionais que contribuam com o avanço da integração sociocultural latino-americana e caribenha. O curso está fundado em três eixos: de Linguagens (relacionado ao estudo de Ciências da Linguagem), Pedagógico (ligado à formação pedagógica, inclusive estágio supervisionado) e Interdisciplinar (em que serão aprofundados estudos sobre América Latina e projetos interdisciplinares).


O curso será na modalidade presencial, conferindo ao graduado o título de licenciado em Letras, com habilitação em português e espanhol como línguas estrangeiras. No total, serão 2940 horas aula, distribuídas em 8 semestres, com aulas no período noturno. Serão ofertadas 50 vagas e os interessados brasileiros deverão realizar o ENEM e inscreverem-se via SiSU.


A nova graduação promoverá uma formação com base intercultural e interdisciplinar, ressaltando o papel de português e espanhol, línguas majoritárias na América Latina, para a promoção da integração regional. A proposta pretende atender à demanda por profissionais (aberta pela existência de diversos acordos para o ensino de espanhol no Brasil e de português nos demais países na América Latina). "Entretanto, o curso não se restringe ao estudo dessas duas línguas e promoverá constantemente diálogos com e sobre outras línguas faladas na região - indígenas, afrodescendentes, de fronteira e de sinais -, além de formar profissionais, também, para atuar no ensino das literaturas latino-americanas", explica a professora Tatiana Carvalhal, presidente da comissão de implantação do curso.


Novos cursos


A UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar no primeiro semestre e 12, segundo. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia, são algumas das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner pedrão 2018