banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Mutirão de limpeza retira 1,5 t de lixo do Lago de Itaipu
  Data/Hora: 14.nov.2014 - 6h 44 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Trabalho foi coordenado pela Itaipu, com apoio da prefeitura local e da Marinha do Brasil.

 

Foto: Adenézio Zanella - Itaipu Binacional _ Cerca de 20 pescadores de Pato Bragado, na Bacia do Paraná 3 (BP3), retiraram uma tonelada e meio de lixo do reservatório de Itaipu, nessa terça-feira (11). O mutirão foi coordenado pela Itaipu, com apoio da prefeitura local e da Marinha do Brasil.

O material recolhido encheu 120 sacos com 60 litros cada. Cerca de 70% do total era de lixo reciclável, principalmente garrafas pet. Também tinha muita lata de cerveja, sapato velho e saco plástico. Até uma caixa de som foi encontrada.

“É uma quantidade assustadora”, comentou o biólogo Vilmar Gerônimo Bolzon, da Divisão de Reservatório (MARR.CD), que acompanhou o trabalho. Segundo ele, a baixa do nível no reservatório facilitou a visualização do lixo.


O engenheiro agrônomo Irineu Motter, da Divisão de Reservatório (MARR.CD), explicou que o mutirão desta terça-feira abriu a segunda campanha de limpeza no lago coordenada por Itaipu – a primeira ocorreu de julho a agosto, com a remoção de 37 toneladas de lixo.

Cada campanha terá dez mutirões, com apoio das dez colônias e associações de pescadores da região, parceiras de Itaipu em ações ambientais. A campanha atual segue até fevereiro, dentro do período da Piracema; a cada seis meses, uma nova rodada será realizada.

“Essa é uma reivindicação dos próprios pescadores e que também serve como atividade de educação ambiental. A gente espera que o lago fique cada vez mais limpo”, comentou Bolzon.

 

 

 

 

 

 

 

Cronograma

Pato Bragado: 11 de novembro

Guaíra: 18 de novembro

São Miguel do Iguaçu: 27 de novembro

Entre Rios do Oeste: 9 de dezembro

Foz do Iguaçu: 16 de dezembro

Santa Terezinha de Itaipu: 13 de janeiro

Itaipulândia: 16 de janeiro

Santa Helena: 27 de janeiro

Marechal Cândido Rondon: 10 de fevereiro

Mercedes: 19 de fevereiro

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner emprego
Banner pedrão 2018