banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ministro Lobão e ex-presidente Lula confirmam presença no Encontro CAB. Evento começa nesta quarta (19)
  Data/Hora: 18.nov.2014 - 18h 42 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Ministro Lobão e ex-presidente Lula confirmam presença no Encontro CAB. Evento começa nesta quarta (19)

 

 

A questão ambiental, que sempre figurou entre os cuidados de Itaipu, este ano ganhou uma nova amplitude na binacional. Essa dimensão estará presente na programação do Encontros e Caminhos CAB: 11 anos BP3+Sustentável, que começa nesta quarta-feira (19), às 18h00, no Rafain Expocenter, em Foz do Iguaçu. Já confirmaram presença representantes de diversos países que estão adotando a metodologia do CAB e autoridades como o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Serão dois dias de evento. O público esperado é de 3 mil pessoas. O CAB: 11 anos BP3+Sustentável terá transmissão simultânea pelo site do Cultivando Água Boa: www.cultivandoaguaboa.com.br. A ideia do encontro é reunir os participantes, parceiros e beneficiários do programa socioambiental da Itaipu para avaliar as ações e planejar o ano de 2015. As inscrições para o CAB 2014 são gratuitas e abertas à comunidade em geral, com vagas limitadas.

A programação inclui uma série de palestras e mesas-redondas sobre temas socioambientais, como alimentação agroecológica e consumo consciente, e os novos desafios dos objetivos do milênio. As atividades culturais incluem o lançamento do filme “Agua e Cooperação: reflexões para um novo tempo”, do diretor João Amorim, e show de encerramento de Rolando Boldrin.

De fora estão confirmados representantes da Guatemala, República Dominicana, Nicarágua, Espanha, Chile, Argentina, Paraguai e Costa Rica. O ministro Lobão chega nesta quarta-feira à tarde a Foz do Iguaçu e participa no primeiro dia do evento, já na abertura, ao lado do diretor geral brasileira de Itaipu, Jorge Samek, e do diretor de Coordenação, Nelton Friedrich.

A agenda do ex-presidente Lula não foi divulgada, mas ele só deve chegar na quinta-feira, 20, próximo do encerramento do CAB, previsto para as 10h30. O ex-presidente tem um carinho especial pela região. A última vez que visitou Foz do Iguaçu foi em novembro do ano passado, quando participou do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local.

Também estão previstas as participações especiais de Josefina Maestu, diretora da Oficina Década da Água, da ONU; o teólogo e filósofo Leonardo Boff, que é uma espécie de conselheiro do CAB e esteve presente em todos os encontros anuais; o médico Alberto Peribanez, autor do livro “Lugar de médico é na cozinha”; Maria Beatriz Bley Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico e do evento Green Rio; e Regina Tchely, coordenadora do Projeto Projeto Favela Orgânica.

Com a chancela do Ministério das Relações Exteriores, o CAB tornou-se um programa de cooperação do governo brasileiro com países da América Latina e pode se estender para a África. Criado em 2003, o CAB conquistou o reconhecimento internacional entre as melhores práticas de gestão de bacias hidrográficas e de mobilização comunitária para a solução de problemas socioambientais, além de se constituir em referência para novos projetos hidrelétricos.

O Cultivando Água Boa é desenvolvido nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3. O CAB é composto por 20 programas e 65 ações que envolvem recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares, cultivo de plantas medicinais, produção de peixes em tanques-redes, monitoramento e avaliação ambiental, entre muitas outras iniciativas, todas permeadas pela educação ambiental.

A dimensão do CAB se reflete na mobilização de cerca de 2 mil parceiros – prefeituras e outros órgãos de governo, empresas, ONGs, instituições de ensino, cooperativas e associações comunitárias. É exatamente a participação comunitária, no planejamento e execução das ações, o grande diferencial do CAB, em relação a outros programas de caráter socioambiental.

O trabalho mais importante desenvolvido pelo CAB, por isso mesmo, é o de conscientização da população. O programa promove a educação ambiental de adultos e crianças em toda a sua área de abrangência e incentiva práticas ecologicamente corretas na agricultura, na pesca e nas atividades de lazer.

Tanto o CAB quanto outros programas de Itaipu, nas áreas social e ambiental, são resultado da mudança da missão da empresa, em 2003: “Gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”.

 

Programação

19 de novembro

15h às 17h  - Credenciamento

17h30  - Abertura oficial

17h40  -  Mística de abertura

18h - Resgate histórico do Programa Cultivando Água Boa

18:30 -  Composição da mesa de honra

19h -  Falas das autoridades e convidados especiais

20h -  Apresentação cultural: Orquestra de Teutônia

21 - Jantar

   

20 de novembro

8h30 -  Apresentação do Grupo Musical do PIIT

8h40  - Lançamento e apresentação do filme: “Agua e Cooperação: reflexões para um novo tempo” – Diretor João Amorim

9h30 -  Mesa-redonda: Saberes e Sabores: corpo, mente e alma integrados para a sustentabilidade

Intervenção poética: Grupo artístico Amadeus

Moderação: Petria Chaves

Mirciny Moliviatis: Chef e embaixadora da cultura gastronômica da Guatemala

Alberto Peribanez: Médico, autor do livro: Lugar de médico é na cozinha

Maria Beatriz Bley Martins Costa: Diretora do Planeta Orgânico e do evento Green Rio

Depoimentos: Regina Tchely: Coordenadora do Projeto Projeto Favela Orgânica

Amanda Marfil : Filósofa, especialista em gastronomia funcional, agricultora familiar e agrocológica

Atores sociais do Programa Cultivando Água Boa da Bacia do Paraná 3

Premiação do 3º Concurso de Receitas Saudáveis da BP3 – Edição Orgânica

12h - Almoço

14h -  Mesa-redonda: Desenvolvimento Sustentável: os novos desafios dos objetivos do milênio

Facilitador: Nelton Miguel Friedrich

Leornardo Boff – Teólogo e filósofo

Josefina Maestu - Diretora da Oficina Década da Água - ONU  

15  Mesa-redonda: Encontros e Caminhos Cultivando Água Boa: um movimento para sustentabilidade

Facilitador: Jair Kotz

Replicação do CAB Internacional

Pacto Coletivo com a participação do Grupo Tonolec

16h30 -  Mística Final Cultivando Corações

17h  - Show Rolando Boldrin

18h - Encerramento

Programação das oficinas temáticas do Programa Cultivando Água Boa

19 de novembro

12h - Almoço de boas-vindas

13h30 - Acolhida

13h50 -  Encaminhamentos metodológicos para as oficinas

14h - Oficinas temáticas:

Educação para sustentabilidade: uma nova governança

Saúde e sustentabilidade: da produção ao consumo

Saneamento e coleta solidária

Biodiversidade: solo, água, fauna e flora

Educação de Direitos Humanos nas Comunidades indígenas

Pesca e aquicultura

Cultura, Educomunicação e Sustentabilidade

CAB internacional

Desenvolvimento Local na perspectiva da mulher

17h - Encerramento das oficinas

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego