banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Novo curso da UNILA formará engenheiros capazes de desenvolver tecnologias na área de instrumentação científica e industrial
  Data/Hora: 21.nov.2014 - 16h 5 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

O estudante do bacharelado em Engenharia Física, que inicia as atividades na UNILA no primeiro semestre de 2015, receberá conhecimentos práticos e teóricos, desenvolvendo competências e habilidades em física contemporânea, eletrônica moderna, computação e instrumentação. Desta forma, o curso pretende fomentar o estudo e o desenvolvimento de processos e produtos com alto valor agregado, contribuindo, inclusive, para a independência tecnológica dos países latino-americanos e caribenhos.


O campo de trabalho é bastante abrangente e a demanda por esse profissional tem evidenciado cada vez mais sua contribuição social. O profissional forma-se com ênfase em Engenharia e Física, tornando-se capaz de gerar soluções personalizadas para sua comunidade, instituições e empresas. São profissionais que poderão atuar em empresas de tecnologia, hospitais, clínicas, laboratórios de instrumentação, metrologia ou controle de qualidade, entre outros, além de setores como nanotecnologia, informática, telecomunicações, energia, medicina diagnóstica, automação e nos setores aeroespacial e automotivo.


O programa do curso prevê disciplinas obrigatórias, optativas e livres. Elas estão separadas em núcleos de conteúdo, como o Básico, com disciplinas relativas às ciências básicas e aplicadas (como Matemática e Física), além do Ciclo Comum de Estudos (com Fundamentos da América Latina, Línguas e Filosofia); o Profissionalizante, com ciências aplicadas, administração e ciência da informação; e o Específico, com o grupo de conhecimentos tecnológicos. O acadêmico receberá tutoria no primeiro ano, sendo orientado individualmente por professores do quadro docente.


"É uma inovação que estamos incluindo, que tem o objetivo de estimular a permanência do acadêmico no curso, que por ser bastante exigente, em especial em cálculo, acaba gerando muita desistência. O tutor será responsável por acompanhar o discente desde o início e apresentá-lo às disciplinas optativas que poderá cursar. Criamos um curso em que o acadêmico poderá fazer uma série de escolhas definindo a área de maior especialização", explicou o professor Luciano Lapas, presidente da Comissão de Implantação do curso.


No total, o curso contará com 4.350 horas-aula, distribuídas em 10 semestres, e será em período integral. Engenharia Física terá a oferta de 50 vagas, com aulas ministradas no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). O processo seletivo para alunos brasileiros será realizado via Sistema Integrado de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem para classificação dos candidatos.


Novos cursos


A UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar no primeiro semestre e 12, segundo. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia, são algumas das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.


 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Bassani