banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Prêmio 100 Anos celebra o Turismo de Foz do Iguaçu
  Data/Hora: 25.nov.2014 - 20h 10 - Categoria: ATLETISMO  
 
 
clique para ampliar

A entrega do Prêmio foi no último sábado (22), no Hotel Bourbon Cataratas.

 

Em noite de festa no Hotel Bourbon Cataratas, no sábado (22), o turismo de Foz do Iguaçu confraternizou e homenageou seus destaques, desde os pioneiros até os de atuação mais recente, mas que já trazem uma grande contribuição para o desenvolvimento do setor.

Promovido pela Gestão Integrada, o Prêmio 100 Anos do Turismo foi entregue a 100 personalidades indicadas pelos próprios moradores, em votação na Internet, e referendadas por uma comissão especial. Troféus foram entregues também em reconhecimento à atuação de empresas e pessoas que fazem do turismo a principal atividade econômica do município.

 

Fortalecimento

O secretário municipal do Turismo, Jaime Nascimento, disse que a homenagem foi pensada, ainda no início de 2014, para integrar as comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, como forma “de demonstrar o sentimento de gratidão por todos aqueles que ajudaram a construir o nosso turismo”.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Licério Santos, destacou que a festa “fortalece e justifica a força da união do setor”. Ele lembrou que o turismo de Foz “não é o que é apenas por acaso, mas pela atuação de gente de garra, de fibra, que acreditou, trabalhou, investiu e continua trabalhando e investindo no setor”.

Foto: Caio Coronel/Itaipu Binacional


O superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, disse que a Gestão Integrada concebeu esse prêmio para manifestar sua “gratidão com os pioneiros, com aqueles que inovaram lá atrás, que vislumbraram oportunidades e sempre acreditaram no potencial do Destino Iguaçu”.

Segundo Piolla, o prêmio passará a ser anual, “para contemplar as experiências exitosas em turismo” e para marcar o aniversário da Gestão Integrada, reconhecida pelo Ministério do Turismo como referência a ser adotada por outros destinos turísticos do Brasil.

 

A entrega

Apresentada por Rebecca Montanheiro, da Divisão de Relações Públicas da Itaipu (CSRP.GB), e pelo jornalista Carlos Gruber, da RPC, a solenidade de entrega de troféus do Prêmio 100 Anos do Turismo reuniu cerca de 500 pessoas, que participaram depois de um jantar, seguido de baile.


Entre as personalidades homenageadas, o único a falar em público foi Francisco Ferreira Mota, que em 1960 criou a Associação dos Motoristas Profissionais de Foz do Iguaçu, mais tarde sindicato. Ele agradeceu a homenagem, em nome de todos, e aproveitou para também fazer uma crítica.

Segundo Mota, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) “jogou no lixo o direito de ir e vir”, previsto na Constituição Brasileira, referindo-se à tentativa de proibir a entrada de táxis no Parque Nacional do Iguaçu. “Quem vive do transporte público, servindo ao povo, não pode aceitar isso”, concluiu.

 

Mais homenagens

Depois da entrega do prêmio às 100 personalidades, houve um reconhecimento especial a pessoas e empresas que contribuem decisivamente para o desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu.

Os primeiros a receberem troféus foram Gilmar Piolla, Jaime Nascimento e Licério Santos, que, como integravam a comissão do Prêmio 100 Anos do Turismo, não poderiam ser incluídos entre os 100 homenageados.

Também ganharam troféus representantes das empresas aéreas TAM, Gol e Azul; da agência CVC Viagens e Turismo; do Foz do Iguaçu Park Show (Museu de Cera Dreamland e Vale dos Dinossauros, novos atrativos de Foz); da Federação do Comércio do Paraná.

E, ainda, Oscar Alliana, precursor do jornalismo de turismo de Foz, com a revista Cataratas; e o coordenador da campanha Voto Cataratas no lado argentino, Marcelo Almada.

 

Promoção

O Prêmio 100 Anos do Turismo foi coordenado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e Portal ClickFoz, com o apoio da Itaipu Binacional, da Secretaria Municipal do Turismo e do Conselho Municipal de Turismo, entre outras entidades.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein