banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Futuro da agricultura está nas parcerias, defende diretor-geral brasileiro de Itaipu
  Data/Hora: 28.nov.2014 - 4h 41 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional - O diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, defendeu as parcerias como uma das principais ferramentas para viabilidade da agricultura no futuro. A declaração foi feita nesta quinta-feira (27), na primeira conferência do 2º Fórum de Agricultura da América do Sul, cujo tema central é “Inovação e sustentabilidade no campo”. O evento, organizado pelo jornal Gazeta do Povo, foi aberto nesta quinta e termina nesta sexta-feira (28), no Hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu.

Na análise do diretor, a associação das mais variadas instituições – incluindo universidades, poder público e os próprios produtores – é peça-chave para que o agronegócio permaneça viável para o setor e sustentável para as próximas gerações.

Para Samek, o trabalho de Itaipu e parceiros nas microbacias da região oeste, “a mais produtiva do Estado do Paraná”, prova que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade, a partir de projetos de inovação.

Como exemplo, citou ações feitas pela binacional e parceiros na região da Bacia do Paraná 3, que vão da proteção dos mananciais e do solo, passam pelo uso de biocombustíveis para automóveis, e chegam até o reaproveitamento de dejetos de animais para produção de energia.

“Na cidade de Entre Rios do Oeste, estamos transformando um grande problema, que é a contaminação dos mananciais, em solução”, afirmou o diretor, explicando como a cidade deve se tornar a primeira do País autossuficiente em energia, a partir do biogás gerado pelos suínos. No município, a quantidade de porcos é 35 vezes superior a de humanos. São 140 mil animais e quatro mil moradores.

“Essas práticas não são trabalhos exclusivos de Itaipu, são fruto de entendimento com as cooperativas, prefeituras, sindicatos e outras instituições”, destacou o diretor, que lembrou também do programa do Veículo Elétrico. A expectativa é que, futuramente, o produtor terá sua propriedade autossustentável em energia e até seu carro será elétrico e reabastecido no próprio local. Uma amostra de um veículo elétrico, o compacto Renault Twizy, montado em parceria com a Itaipu, está em exposição no Bourbon.

 

Soja e milho, frango e presunto

 

Outra estratégia de desenvolvimento sustentável é agregar valor às commodities. “Vivemos uma fase na qual as pessoas querem comer melhor e devemos estar preparados para este tipo de demanda. Aqui, na nossa região, plantamos milho e colhemos frango pronto para exportação. Plantamos soja e colhemos presunto. Essa agregação de valor [ao produto primário] é transformadora”, disse o diretor, engenheiro agrônomo de formação e de família de produtores rurais.

“A tecnologia e as parcerias universidades e instituições de pesquisa podem contribuir neste processo a exemplo do que ocorreu com o plantio direto na região oeste, com envolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)", concluiu.

 

Balanceado

 

O equilíbrio entre os interesses também é benéfico, avaliou. “O Código Florestal, aprovado em 2012, foi um avanço. Ele não foi o documento do sonho do agronegócio e nem dos ambientalistas. Por isso mesmo é um documento justo, porque foi equilibrado”, afirmou. . “Estou convencido que não haverá dificuldades no futuro e de estarmos vivendo hoje nosso melhor momento”.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Wilson Vaz de Araújo, participou do evento e também destacou a importância das articulações. “Quanto mais harmonizados estivermos, mais fortes seremos para negociar com os países que demandam e vão demandar nossa produção”, afirmou.

 

O evento

 

O Fórum recebe especialistas de 11 países para debater o agronegócio internacional, sob a perspectiva dos sul-americanos. A abertura foi feita por Jorge Fontoura Nogueira, doutor em direito internacional e árbitro do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul – onde são discutidos conflitos comerciais.

Para o especialista, conflitos comerciais são saudáveis, porque eles só ocorrem onde há relações. “Conflitos demonstram que a relação vai bem”.

Depois de Nogueira, o palestrante foi Willian Tierney, da AgResource, dos Estados Unidos. O moderador foi o gerente do Núcleo Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Einstein