banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Presidente do Paraguai inaugura obras na subestação da margem direita de Itaipu
  Data/Hora: 4.dez.2014 - 8h 57 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Horacio Cartes inaugurou a ampliação da estrutura e o seccionamento de duas linhas de transmissão do sistema de 50Hz, a frequência utilizada no país vizinho.

 

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (3), na margem paraguaia da usina hidrelétrica de Itaipu, no município de Hernandarias, as obras de ampliação da subestação da margem direita (Semd) e o seccionamento de duas linhas de transmissão do sistema de 50Hz, a frequência utilizada no país vizinho.

Com essa obra, a subestação poderá receber metade de toda a produção da usina, ou seja, até 7 mil megawatts, do total de 14 mil megawatts da capacidade instalada da hidrelétrica.

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

A cerimônia teve a presença dos diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai); do vice-presidente do Paraguai, Juan Afara; do governador de Alto Paraná, Justo Zacarías Irún; e do presidente da Administración Nacional de Electricidad (Ande), Victor Raúl Romero.

Também participaram os diretores da margem brasileira Margaret Groff (financeira executiva), Airton Dipp (técnico executivo) e Cézar Eduardo Ziliotto (jurídico), além de ministros de Estado do país vizinho, prefeitos, diretores, conselheiros e superintendes da binacional, entre outras autoridades.

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Em seu pronunciamento, Samek destacou a importância da obra, o ótimo relacionamento entre os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do Paraguai, Horario Cartes, e também os avanços obtidos pelos dois países nos últimos anos.

Como exemplo, Samek citou a inauguração da linha de transmissão de 500 kV, há apenas um ano, pelos dois chefes de Estado, conectando Itaipu à subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção.

“Esses projetos mostram que estamos seguindo exatamente a orientação que recebemos dos presidentes brasileiro e paraguaio, que é produzir energia, mas também produzir desenvolvimento, emprego, renda e oportunidade”, afirmou o diretor-geral.

Margaret Groff lembrou que o seccionamento da Semd estava previsto no Anexo B do Tratado de Itaipu e foi executado pela própria binacional. Ela reforçou que “essa é uma obra binacional, com forte participação dos nossos empregados de Itaipu, e que será muito importante do ponto de vista da soberania energética do Paraguai”.

Para o diretor Airton Dipp, além de permitir ao Paraguai o acesso à metade da produção da usina, o seccionamento das linhas de 50 Hz reforça o caráter binacional de Itaipu. “Foi um esforço de Itaipu e um esforço dos dois governos, tanto do Brasil como do Paraguai, porque ambos participaram ativamente dessas decisões que permitiram à empresa, com seus técnicos e sua estrutura, a realização dessa grande obra.”

 

Como ficou

Itaipu tem 20 unidades geradoras, sendo que dez delas geram em 50 hertz, que é a frequência paraguaia, e dez em 60 Hz, utilizada no Brasil. Antes do seccionamento, duas das quatro linhas de transmissão do sistema de 50 Hz saiam de Itaipu, passavam ao lado da Semd, e seguiam diretamente para a subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu.

Agora, todas as quatro linhas de 50 Hz entram primeiro na subestação da margem direita; depois, a energia de Itaipu é redistribuída para os dois países em nove linhas: quatro seguem para Furnas, no lado brasileiro, e outras cinco abastecem o Paraguai – entre elas, a linha de 500 kV, inaugurada no ano passado.

Para receber a nova estrutura, a Semd quase dobrou de tamanho e de números de equipamentos. Em 1991, a subestação paraguaia ocupava uma área de 200 mil metros quadrados; com a reforma, passou a 390 mil metros quadrados. O número de equipamentos passou de 271 para 474, um aumento de 75%.

 

Disponibilidade energética

O seccionamento das duas linhas (chamadas de IPU-MD3 e IPU-MD4) não alterou o quanto cada país hoje consome da energia de Itaipu. Atualmente, a demanda do sistema elétrico paraguaio em horário de pico chega a 2.700 MW – equivalente a 38% da capacidade da Semd (de 7.000 MW).

No entanto, a previsão é que o Paraguai aumente seu consumo interno cada vez mais, impulsionado pelo crescimento econômico. Em 2013, o Paraguai teve o terceiro maior resultado do planeta, segundo dados do Banco Mundial, com o Produto Interno Bruno (PIB) 14% positivo. Nos últimos 40 anos, a demanda energética paraguaia subiu 30 vezes.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios