banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA terá curso de Biotecnologia em 2015
  Data/Hora: 8.dez.2014 - 10h 17 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

O curso de graduação em Biotecnologia, que será aberto pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) no primeiro semestre de 2015, visa formar profissionais com sólido conhecimento interdisciplinar, para atuar em um mercado de trabalho em ampla expansão. O egresso poderá trabalhar em empresas, institutos de pesquisas e universidades em diversas áreas, como Saúde, Biologia Molecular, Agricultura, Meio Ambiente e Indústria.

 

As diversas disciplinas que compõem o curso fornecerão uma formação sólida, que permitirá ao egresso colaborar ou liderar projetos de prospecção da biodiversidade. O profissional em biotecnologia será capaz, também, de responder às mudanças da sociedade, às necessidades emergentes e aos novos desafios de um mundo em que o esgotamento dos recursos naturais obriga a repensar as estratégias alimentares, energéticas e científicas, para sustentar o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

 

“O curso visa à formação de profissionais competentes, criativos e empreendedores, com espírito crítico, reflexivo e questionador, conscientes das demandas biotecnológicas da América Latina e Caribe, capazes de utilizar eticamente as técnicas e os conhecimentos adquiridos no estudo e na prática da Biotecnologia, exercendo, dessa forma, a cidadania e a profissão dignamente”, disse o professor Luiz Henrique Garcia Pereira, que presidiu a comissão de implementação do curso.

 

O professor lembra que a região da América Latina e Caribe detém 40% de toda biodiversidade mundial, exatamente a matéria-prima para a biotecnologia. Esse conhecimento pode gerar produtos e tecnologias de aplicação nas áreas da Biomedicina, com o desenvolvimento de vacinas e novos métodos de diagnóstico; da Agroindústria, com o melhoramento da produção pecuária, o desenvolvimento de bioinseticidas e sementes; da Indústria Farmacêutica; da Indústria Alimentícia; do Meio Ambiente; de Biocombustíveis, entre outros.

 

A motivação de trazer o curso a Foz do Iguaçu também leva em conta que todos os seis cursos de Biotecnologia (níveis de bacharelado e tecnológico) no Estado do Paraná estão em Curitiba e apenas um deles em uma instituição pública. “Esses dados demonstram o grande déficit de cursos de excelência em Biotecnologia na região Oeste do Paraná, bem como no Estado e no Brasil”, explica Pereira.

 

O curso será em período integral e composto por um total de 4095 horas, que devem ser cursadas em 10 semestres. Aproximadamente 40% dessa carga horária será ministrada na forma de aulas práticas, aproximando o aluno à realidade da prática profissional. O processo seletivo para alunos brasileiros será realizado via Sistema Integrado de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem para classificação dos candidatos.

 

Novos cursos

 

A UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar no primeiro semestre e 12, segundo. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia são algumas das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego