banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Município do Oeste do PR vence prêmio Cidades Sustentáveis
  Data/Hora: 8.dez.2014 - 14h 29 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 

Quatro Pontes, um dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 parceiros do Programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu, foi o vencedor do prêmio Cidades Sustentáveis na categoria Cidades Pequenas. O prêmio foi entregue na última quarta-feira (3), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Quatro Pontes foi a única cidade paranaense premiada nas quatro categorias (Metrópoles, Cidades Grandes, Médias e Pequenas).

 

Para o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, em um mundo em que a preocupação com a sustentabilidade das cidades é crescente, uma premiação como essa é muito significativa. "Entre 273 municípios brasileiros que aderiram ao programa, uma cidade paranaense se destaca já na primeira edição do prêmio. É uma grande conquista", afirmou o diretor, lembrando que 25 municípios da Bacia do Paraná 3, parceiros do CAB, também aderiram ao programa Cidades Sustentáveis (oito deles concorreram ao prêmio).

 

O prefeito de Quatro Pontes, Paulo Feyh, comemorou o reconhecimento, que ele atribuiu à cultura do município de “cuidar bem da cidade e de proporcionar qualidade de vida”. “Fiquei muito feliz e satisfeito, porque nossas ações caminham nesse sentido da sustentabilidade, não com o objetivo de ganhar prêmios, mas de proporcionar uma melhoria constante”, afirmou.


            O programa

O programa Cidades Sustentáveis consiste em uma série de indicadores organizados em torno dos seguintes temas: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura da paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; cultura para a sustentabilidade; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local, dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; do local para o global; e planejando cidades do futuro.

 

Os municípios que aderem à iniciativa assumem o compromisso de promover uma melhoria constante nesses indicadores, independentemente de filiação partidária e com um planejamento de longo prazo, para além dos mandatos de quatro anos que caracterizam as administrações municipais. Se comprometem também a instalar um observatório para acompanhar o progresso desses indicadores.

 

Segundo Feyh, a prioridade em Quatro Pontes, depois de aderir ao programa, foi adotar o orçamento participativo, colocando a população em contato direto com a administração pública. Outro ponto importante foi a preocupação com a questão de gênero. “Hoje, temos uma vice-prefeita, pela primeira vez na história do município. E a maioria do nosso quadro de servidores é de mulheres."

Outras ações de destaque estão nos serviços de saúde e fornecimento de água de qualidade para todos, além de melhorias na educação, cultura e esporte. Não por acaso, Quatro Pontes detém, também, a terceira colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná, segundo o Ipardes.

 

 “O fato de vencermos o prêmio Cidades Sustentáveis é sinal de que é uma metodologia que dá resultados e pode ser replicada em todo o País. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, completou Feyh.

 

  O prêmio

O prêmio Cidades Sustentáveis foi entregue a 12 municípios. Mais de 270 cidades aderiram ao programa, que classificou 57 municípios de todo o País para o evento de premiação. Confira a lista dos vencedores da primeira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis.

• Cidades Pequenas:

1° Quatro Pontes, PR

2° Bom Despacho, MG

3° Belo Oriente, MG

• Cidades Médias:

1° Canoas, RS

2° Santos, SP

3° Rio das Ostras, RJ

• Cidades Grandes:

1° Sorocaba, SP

2° Joinville, SC

3° Teresina, PI

• Metrópole:

1° Goiânia, GO

2° Belém, PA

3° Campinas, SP

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite