banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu vence Prêmio Eco Sustentabilidade, promovido pela Amcham do Brasil
  Data/Hora: 8.dez.2014 - 18h 36 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A binacional venceu na modalidade Práticas de Sustentabilidade em Processos e Serviços, com o case do Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS).

 

A Itaipu Binacional foi uma das vencedoras na 32º edição do Prêmio Eco de Sustentabilidade, promovido pela Câmara Americana de Comércio – Amcham Brasil. A empresa venceu na modalidade Práticas de Sustentabilidade em Processos e Serviços (empresa de grande porte), com o case do Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS).

A cerimônia ocorreu na sexta-feira (5), em São Paulo. A diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, recebeu o prêmio, acompanhada de Luiz Rossi, assessor da Diretoria Financeira.

Essa é a terceira vez que Itaipu recebe o Prêmio Eco. Em 2009, venceu na modalidade Sustentabilidade e Processos, com o case do Programa Cultivando Água Boa (CAB); no ano seguinte, foi a melhor na categoria Sustentabilidade em Produtos, com o projeto Veículo Elétrico para Catadores de Materiais Recicláveis.

Sobre o SGS, Margaret lembra que “em 2010, quando começamos as discussões para evoluir da política de responsabilidade socioambiental para uma política da sustentabilidade, vimos que primeiro tínhamos encontrar o melhor conceito da sustentabilidade para nossa empresa, uma ferramenta para fazer a gestão da sustentabilidade”.

A diretora acrescenta que, no momento em essa demanda foi levada para o corpo gerencial da empresa, vieram as sugestões de cada segmento. “Vimos que, para ser sustentáveis, além do ambiental, do social e do pilar financeiro, tínhamos que inserir uma forte dimensão da governança. Porque para sermos sustentáveis temos também que ser éticos, primar pela integridade, termos código de conduta e ética como premissa que qualquer que seja o projeto ou a ação que vamos desenvolver.”

Para Luiz Rossi, o SGS é um novo modelo de gestão corporativa que internaliza e institucionaliza os mais modernos conceitos de planejamento estratégico e participativo. “O SGS atua em quatro dimensões: social, ambiental, financeira e corporativa e com valores e princípios que contemplam todas as esferas da empresa”, explicou.

Na análise do professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP) que se dedica ao estudo do pioneirismo empresarial, Jacques Marcovitch, o prêmio é o mais conceituado do Brasil em práticas sustentáveis e, além de reconhecer os detentores dessas práticas, abre caminho para que as empresas mostrem seus projetos e troquem ideias.

“A questão central hoje é como é possível um país crescer ou uma empresa prosperar utilizando menos recursos naturais, emitindo menos gases causadores do efeito estufa, reduzindo o volume de dejetos e preservando a natureza. Essas companhias mostraram que isso é possível, são nove empresas brasileiras que dão o exemplo para o mundo em sustentabilidade”, destaca Marcovitch.

 

Caminhos a seguir

Para Margaret Groff, o prêmio mostra que Itaipu está no caminho certo. A executiva conta que o planejamento estratégico da empresa inclui a missão de até 2020 se consolidar como a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional.

“O objetivo é criar um ambiente de discussão interativo sob a perspectiva da sustentabilidade. O SGS tem em sua essência a preocupação com a formação e disseminação da cultura da sustentabilidade, dentro e fora da Itaipu”, avalia.

 

Premiação

O Prêmio ECO foi instituído pela Amcham em 1982 e foi pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas socialmente responsáveis, gerando uma reflexão sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil. Ao todo, já mobilizou 2.211 companhias brasileiras e multinacionais, que inscreveram 2.698 projetos, 251 deles premiados.

Hélio Magalhães, presidente do Conselho de Administração da Amcham e presidente do Citibank no Brasil, lembrou o pioneirismo do Prêmio Eco. “Desde 1982, nos propomos a incentivar as empresas a buscar resultados econômico-financeiros com elevados padrões de ética, assumindo sua responsabilidade ao desenvolvimento da sociedade e operações com o menor impacto sobre o meio ambiente.”

Na categoria Produtos e Serviços, as campeãs foram as empresas Raízen, Rodia e Precom. Na categoria Processos, as vencedoras foram Itaipu Binacional, Beraça e Pontal. E, na categoria (Estratégia liderança e inovação para sustentabilidade (Elis), as premiadas foram AES Brasil, Precom e Tetrapak. A escolha dos vencedores foi feita por 63 jurados voluntários, sem vínculos com as empresa.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein