banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Para Gleisi, aprovação de projeto sobre feminicídio será resposta a casos recentes de violência
  Data/Hora: 17.dez.2014 - 11h 47 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

Destacando casos recentes de violência contra a mulher, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu urgência na votação do PLS 292/2013, projeto que tipifica o feminicídio, forma qualificada de homicídio por motivação de gênero. A tipificação especial para esse crime foi proposta pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher e não elimina a punição de outros delitos associados ao assassinato, como o estupro. A pena prevista é de 12 a 30 anos de prisão.

 

Em pronunciamento na Tribuna do Senado, nesta terça-feira (16), Gleisi lembrou de dois episódios que deixaram a população brasileira estarrecida. Um deles foi o pronunciamento do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) incitando ao estupro e ofendendo a colega Maria do Rosário (PT-RS). Na sequência, também causou perplexidade o caso do jovem do Rio de Janeiro que afirmou ter matado mais de 40 pessoas, a maioria mulheres.

 

“Uma das respostas contundentes que esta Casa pode dar a essas duas situações é a votação do PLS nº 292. É um projeto de lei que disciplina, que coloca o feminicídio como um tipo penal – na realidade, o homicídio com um agravante, quando o crime é praticado contra a mulher”, explicou.

 

O projeto foi aprovado há mais de oito meses na Comissão de Constituição e Justiça, tendo a relatoria da senadora Gleisi Hoffmann. Em seu relatório, Gleisi acolheu a argumentação da CPMI sobre a motivação de gênero que leva ao assassinato de tantas mulheres no Brasil e a necessidade, conforme recomendação da Organização das Nações Unidas de tipificação do delito, caracterizado por circunstâncias de violência doméstica e familiar, de violência sexual, de mutilação ou desfiguração da vítima, de emprego de tortura ou qualquer meio cruel ou degradante.

 

Para ela, o aumento dos homicídios de mulheres no Brasil torna urgente uma tomada de posição do Legislativo. No Brasil, entre os anos 2000 e 2010, 4,3 mil mulheres foram assassinadas.

 

“A tipificação do feminicídio visa também impedir o surgimento de interpretações jurídicas anacrônicas e inaceitáveis, tais como as que reconhecem a violência contra a mulher como crime passional. No passado, essa caracterização já serviu de atenuante para o crime e, até o final dos Anos 70, assassinos de mulheres foram absolvidos ao amparo da tese de que haviam matado as esposas, companheiras e namoradas em legítima defesa da honra”, criticou.

 

Para Gleisi, esse avanço na legislação complementa ações do Executivo voltadas para a proteção da mulher — como a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180)—e do Legislativo, como a aprovação da Lei Maria da Penha.

 

“Penso que devemos isso à sociedade brasileira e é uma resposta a esses últimos fatos estarrecedores, que se somam a tantos outros, de prática de violência contra a mulher”, concluiu.

 

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que o projeto pode ser votado na sessão desta quarta-feira (17).

Assessoria de Imprensa

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner pedrão 2018