banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Usina de Itaipu amplia atendimento a visitantes no período de férias
  Data/Hora: 17.dez.2014 - 14h 47 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Desta sexta-feira (19) até o fim do carnaval, esquema contará com mais ônibus e funcionários para atender os turistas.

 

O Complexo Turístico Itaipu já está pronto para a alta temporada de visitação, que começa nesta sexta-feira (19) e prossegue até a Quarta-Feira de Cinzas, que em 2015 cai no dia 18 de fevereiro. Para isso, ampliou o número de funcionários e reforçou a frota de ônibus que atendem os visitantes.

 

A expectativa é que o movimento deste final de ano, entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, seja superior em cerca de 2% ao do mesmo período de 2013. A gerente geral do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Jurema Fernandes, estima que nas duas semanas, de Natal e Ano Novo, mais de 40 mil pessoas visitem a usina, numa média diária de quase 3 mil visitantes atendidos.

 

Ampliação

Para atender à demanda do período de férias, que só se encerra no Carnaval, o CTI ampliou de sete para dez o número de ônibus que transportam os turistas, o que também exigiu a contratação de mais funcionários. Além de motoristas e monitores, foram contratados dez atendentes, todos formados pelo Trilha Jovem, projeto que capacita e insere jovens no mercado de trabalho do setor de turismo.

 

Essa ampliação possibilitará dobrar a capacidade de atendimento nos horários de maior movimento, principalmente para a Visita Panorâmica, a mais procurada pelos visitantes, que tem saídas a cada meia hora. Já o número de saídas diárias da Visita Especial, que permite conhecer o interior da Barragem de Itaipu, foi ampliado de oito para dez todos os dias.

 

 

Efeito Leminski

Mesmo com a maior procura no final do ano, o movimento deverá fechar o ano com queda de 16%, principalmente porque a comparação leva em conta os números da Exposição Múltiplo Leminski, que em 2013 permitiu acesso gratuito a centenas de pessoas ao Ecomuseu, um dos atrativos do Complexo Turístico Itaipu.

No ano passado, o número de visitantes a todos os atrativos somou 586.307 pessoas, enquanto para este ano a previsão é de 442.816 visitantes, dos quais 86% provenientes do Brasil, 3% de países do Mercosul e 11% de outros países.

Além do “efeito Leminski”, Jurema Fernandes atribui a queda do número de visitantes, em 2014, a outros dois fatores: o baixo número de feriados prolongados e a realização da Copa do Mundo, que fez a grande maioria dos turistas brasileiros cancelar ou adiar as viagens das férias de julho.

 

Otimismo

E é exatamente na comparação com 2014 que há grande expectativa do setor turístico de Foz do Iguaçu para 2015. Jurema diz que há essa “possível demanda reprimida” de viagens e um “cenário de feriados prolongados”. E lembra: “Historicamente, anos com feriados prolongados tendem a ser muito positivos”.

O calendário de 2015 é mesmo generoso com os feriados. O feriado de Tiradentes, 21 de abril, será numa terça-feira; o Dia do Trabalho (1º de maio), sexta-feira; Corpus Christi (4 de junho), quinta-feira; a Independência do Brasil (7 de setembro), segunda-feira; a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), segunda-feira; e o dia de Finados (2 de novembro) também cai numa segunda-feira.

 

Atrativos

O Complexo Turístico Itaipu compreende os seguintes atrativos: Visita Panorâmica, Circuito Especial, Test Drive Veículo Elétrico, Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), Ecomuseu, Iluminação da Barragem e Polo Astronômico.

Neste ano, uma nova atração passou a fazer parte do circuito turístico: o passeio de Kattamaram, pelas águas do Lago de Itaipu.

Mais informações sobre o turismo na Itaipu e compra de ingressos antecipados podem ser obtidas pelo telefone 0800-645-4645 ou no site do Complexo Turístico (www.turismoitaipu.com.br).

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein