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ENTREVISTA: A nossa entrevistada é a professora ELIANE CONZATTI, concluinte do PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional 2013
  Data/Hora: 17.dez.2014 - 15h 19 - Categoria: Educação  
 
 
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A nossa entrevistada de hoje, é a professora ELIANE CONZATTI, especialista em história e concluinte do PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional do ano de 2013. Atualmente, Eliane é Professora de história do colégio Nestor e CEEBEJA em nossa cidade. Nessa entrevista ela nos fala sobre a conclusão deste curso, bem como, outros assuntos relacionados à Educação, entre os quais, a forma pela qual é feita a escolha dos Diretores atualmente e política na escola. “O programa se configura como uma política inovadora de forma continuada dentro das políticas públicas brasileiras, firmando um compromisso político-social, com a tão almejada qualidade de ensino, acrescentando para o professor conhecimento científico e novas habilidades didáticas para trabalhar com os alunos e com os próprios educadores”, afirma Eliane. Confira a Entrevista.

 

Jornal - O que significa PDE?  E o que o PDE, acrescentou na sua formação como educadora?

Eliane - PDE. É um programa de desenvolvimento educacional, que foi idealizado durante a elaboração do Plano de carreira do magistério do Paraná ( lei complementar Nº 103, de 15 de  março de 2004) em comum acordo entre gestores da SEED e representantes do sindicato dos professores -APP. O PDE iniciou suas atividades a partir do ano de 2007, no governo do Requião, prevendo avanço na carreira do professor e melhoria na qualidade do ensino público do Paraná. O programa é desenvolvido em parcerias com as IES do sistema público da SEED. Foi criado objetivando a formação continuada de professores. Tem duração de dois anos de estudos e dedicação do professor que o mesmo foi selecionado pelo próprio programa. O programa se configura como uma política inovadora de forma continuada dentro das políticas públicas brasileiras, firmando um compromisso político-social, com a tão almejada qualidade de ensino, acrescentando para o professor conhecimento científico e novas habilidades didáticas para trabalhar com os alunos e com os próprios educadores. Para a minha profissão o PDE me deu condições para subir de nível na carreira profissional e proporcionou um leque de conhecimentos e uma melhor formação profissional, só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de ter conseguido mais este avanço na minha vida.

          

 Jornal - Como você define a situação atual da nossa educação no país como um todo?

Eliane – Para analisar a situação da educação brasileira, vale lembrar que somente em meados do século XX, o processo da expansão da escolarização básica do país iniciou seu crescimento em termos de rede pública de ensino, somente no fim dos anos 1970 e início dos anos de 1980 ( final do período ditatorial do Brasil). Frente a esta analise do sistema educacional, que só foi oferecido para todas as classes sociais depois de muitas décadas de história, no entanto  outros setores já estavam evoluídos e a educação se retardou. O fato é que a qualidade e a situação da educação estão fortemente aliada as políticas públicas externas e internas, sendo que podemos notar que a evolução da sociedade de certo modo, faz com que a escola se adapte  para uma vida moderna,mas de maneira defensiva, tardia, sem garantir a elevação do nível da educação.

No entanto para melhorar a situação da educação do país não basta oferecer aos professores livros novos e materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores melhorando as condições de trabalho no seu cotidiano proporcionando a todos mais formação continuada como o PDE, que eu já citei anteriormente.

 

Jornal - O que pensas sobre a forma como é feita atualmente a escolha dos diretores das escolas estaduais.

Eliane - Até o ano de 2014 a escolha dos diretores das escolas estaduais era feita democraticamente envolvendo a participação de pais, alunos (maiores de 16 anos) professores, funcionários das escolas, onde todos os educadores poderiam se candidatar. Este ano aconteceriam eleições de novos diretores e vices, mas o governo do estado ( Beto Richa ) agiu de forma anti-democrática, causando nas escolas grandes polêmicas e descontentamento da maioria, pelo fato de ele próprio ter anulado as eleições e prolongado o mandato dos antigos diretores que já estavam no cargo. Ação esta que não agradou 95% dos professores estaduais.

 

Jornal - Como você analisa a escolha de como é feita a nomeação da  secretária ou secretário de educação do município de São Miguel do Iguaçu.

Eliane - Como sou professora da rede estadual de educação do Estado do Paraná, e a escolha dos chefes de núcleo é ocupado por professores que são filiados ao partido do governo que está no poder no momento e pessoa de confiança do mesmo, penso eu que nos municípios deveria acontecer da mesma forma, mas para que isso aconteça  deveria mudar o estatuto municipal que ampara legalmente  a escolha da secretária(o) de educação. Pois sendo escolhido desta forma, ma minha opinião incorreta. Acaba prejudicando o sistema educacional municipal onde visa a melhoria da qualidade de ensino em todos os setores. Pois professores somos todos nós  independente da linha de contratação. O que deveria ser analisado e pontuado para ocupar este cargo deve ser analisado os seguintes pontos: Vida educacional participativa e contributiva como professor. Tempo de experiência como educador no município.  Conhecimento na área. Formação e graduação de conhecimento científico. Capacidade de liderança. Competência e habilidade de administração. Portanto assim sendo, um professor da rede estadual e residente no município poderia atuar e desempenhar esta função como representante da educação com todas as habilidades citadas acima. 

 

Jornal – Em sua opinião o tema política deve ou não deve ser levado para a sua aula?

Eliane – O tema política já faz algum tempo que está inserido nos conteúdos trimestrais das séries iniciais do Ensino fundamental e médio ( 9º e 3º), e é sim estudado, discutido,analisado com os alunos de uma forma ampla, onde o conhecimento não prioriza partido político e não confundimos política com politicagem. O que nós professores das áreas de história, geografia, filosofia e sociologia, procuramos e ensinamos aos nossos alunos de como entender, estudar e praticar a política de forma correta e honesta, explicando como foi toda a história política do Brasil do período colonial, imperial e república, despertando no próprio aluno uma consciência crítica e participativa democrática, com caráter e honestidade, preparando e formando cidadãos com comprometimento com a população que o elegeu.

 
 

 

 

 
 
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