banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
FIM DO BOICOTE DOS EUA PEGA CUB ANOS DE SURPRESA
  Data/Hora: 18.dez.2014 - 12h 16 - Categoria: Mundo  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Internet - Deu em O Globo

Os cubanos foram pegos de surpresa. Nem mesmo alguns dos ativistas mais conhecidos da ilha esperavam pelo passo histórico dado ontem pelos governos de Cuba e Estados Unidos, que anunciaram a reabertura de relações diplomáticas após 53 anos de rompimento. Para a maioria — mesmo os opositores ao regime castrista — as mudanças serão importantes para a população como um todo, não só porque são um primeiro passo para reformas internas significativas, mas porque podem atrair os holofotes para os verdadeiros problemas do país.

 

— É um passo que vai reiterar um clima melhor para os dois povos, especialmente porque nos permitirá focar em nossos problemas mais urgentes, como a falta de democracia em Cuba, ou seja, na relação entre o governo cubano e seus próprios cidadãos — afirma ao Globo o ativista e professor Dagoberto Valdés, perseguido pelo regime por fazer críticas na revista “Convivencia”. — Agora esperamos um diálogo similar entre o governo e a sociedade civil.

 

Pelo Twitter, a blogueira e jornalista Yoani Sánchez passou o dia comentando o anúncio. E questionou a ausência de um posicionamento por parte do líder Fidel Castro. Para ela, mesmo que seu irmão Raúl diga o contrário, o anúncio “tem um sabor amargo de capitulação”.

 

“Uma era termina e espero que esta nova que começa seja do protagonismo da sociedade civil”, escreveu. “Quero ver em quem colocarão a culpa agora sobre o colapso econômico e a falta de liberdades que vivemos em Cuba”.

 

São os mesmos questionamentos feitos por Valdés. Ele, que espera que o fim do embargo seja o próximo passo a ser tomado pelos EUA, criticou também a falta de investimentos do governo internamente:

 

— Falta resolver os problemas que vivemos diariamente, a crise econômica, a falta de liberdade civil política. Espero e desejo que o embargo se resolva em pouco tempo, mas o verdadeiro problema não é este. O verdadeiro bloqueio é o que o governo cubano impõe à iniciativa de seus próprios cidadãos. Deve haver uma lei de liberdade empresarial, de investimentos não só para estrangeiros, mas também para os cubanos, um verdadeiro respeito à propriedade privada.

CONFLITO DE GERAÇÕES

Na comunidade cubana exilada na Flórida, conhecida pelo conservadorismo e pela ojeriza ao castrismo, a notícia dividiu opiniões. Se por um lado, muitos dissidentes ainda defendem cegamente a queda do regime e são contra qualquer passo capaz de favorecê-lo, por outro, despontam novas gerações de cubano-americanos contentes com esse primeiro passo, avalia a socióloga Marifeli Pérez-Stable, da Universidade Internacional da Flórida.

 

— É claro que essa questão envolve emoções, muitos imigrantes mais antigos vão ficar irritados. Desde 2009, quando Obama flexibilizou as visitas e liberou as remessas de dinheiro a Cuba, essa geração mais antiga o chama de traidor, o acusa de adotar medidas que ajudam o regime a sobreviver. Mas essas vozes não são mais tão fortes. A opinião dos cubano-americanos está mudando. Existe também o entendimento de que esse é o primeiro passo de um processo lento e difícil e de que talvez seja possível trabalhar pela instauração de uma democracia sem a necessidade de derrubar o governo — diz ela.

 

Segundo Marifeli, uma boa primeira medida para ajudar a restaurar a confiança no governo de Havana é fazer com que a Assembleia Nacional do Poder Popular, o Congresso cubano, aprove acordos internacionais na área de respeito aos direitos humanos — muitos dos quais já foram ratificados pelo

Gabinete.

LIBERDADE E DEMOCRACIA

— Este é um foco importante, fazer com que Cuba se comporte como todos os países democráticos. Outro ponto é cobrar aquilo que o presidente Obama já expressou publicamente: seu desejo de ver representantes da sociedade civil cubana participando ativamente da Cúpula das Américas no Panamá, no ano que vem. Seria uma prova de comprometimento de Raúl Castro com a liberdade e a democracia — sugere a professora.

 

Para Orlando Gutiérrez-Boronat, secretário-geral do Diretório Democrático Cubano, no entanto, sobram críticas à barganha política e à libertação de cubanos presos.

 

“A decisão do governo Obama de soltar três espiões terroristas da ditadura castrista, em troca de pôr fim ao injusto sequestro do cidadão americano Alan Gross, é um grave erro”, disse em nota.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Mirante
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios