banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Acordo entre Ministério das Comunicações e Itaipu cria condomínio de datacenters no PTI
  Data/Hora: 30.dez.2014 - 15h 36 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Foz do Iguaçu será base para o desenvolvimento de um programa de incentivo a datacenters em “regiões de relevância estratégica” do Brasil. Acordo foi publicado nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial da União.

 

Um condomínio de datacenters será instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), para fomentar o desenvolvimento de serviços de tecnologia da informação, conteúdos digitais, aplicativos e datacenters em áreas de relevância estratégica do Brasil, onde se incluem as regiões de fronteira. O condomínio está previsto no acordo de cooperação entre o Ministério das Comunicações, a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil. O documento foi publicado nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial da União.

O acordo de cooperação prevê a criação de um grupo de trabalho com representantes das três instituições, para desenvolver o Programa de Incentivo a Datacenters, que visa basicamente promover a adoção ampla de serviços de tecnologia da informação; estimular a ampliação da conectividade do Parque Tecnológico Itaipu; incentivar o desenvolvimento no Brasil de aplicativos e serviços em nuvem.

De acordo com o Ministério das Comunicações, a criação do condomínio de datacenters em Foz do Iguaçu permitirá desenvolver e formar recursos humanos, atrair empresas para a região e atender as demandas nacionais relacionadas à segurança na transmissão de dados. Contribuirá, também, para o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Informação na região, para o estabelecimento de parcerias estratégicas e para o desenvolvimento de projetos sustentáveis no PTI, localizado dentro da usina, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

 

Próximos passos

 

Nos próximos dias, o Ministério das Comunicações e a Itaipu deverão indicar um gestor do acordo de cada uma das partes. O próximo passo será a apresentação de um plano de trabalho detalhando ações, metas, cronograma e recursos necessários para desenvolver o projeto. 

Segundo o chefe da Assessoria de Informações, Carlos Roberto Sucha, articulador do projeto por Itaipu, pelo acordo de cooperação, a Binacional ficará responsável por criar o Programa de Incentivo a Datacenters, no Parque Tecnológico Itaipu; realizar estudos de viabilidade de energia elétrica para os projetos selecionados; e oferecer local físico para implantação dos datacenters no Parque Tecnológico Itaipu.

Já o ministério se compromete a buscar isenções e deduções fiscais para os datacenters, oferecer serviços de conectividade de alta capacidade para os projetos e também incentivar o desenvolvimento nacional de aplicativos e serviços em nuvem.

O acordo não prevê a transferência de recursos financeiros entre as partes, nem indenização. A vigência do acordo é de 60 meses, até 2019, podendo ser rompido a qualquer momento com antecedência de 30 dias.

Com o estímulo à implantação de datacenters no Brasil, o Ministério das Comunicações busca desenvolver o setor de tecnologia de informação e comunicação no Brasil. Centros de processamento de dados são as bases de dado dos provedores de serviços na internet.

O Ministério das Comunicações define datacenter como um “repositório centralizado, integrado a uma rede de telecomunicações, com objetivo de armazenar, gerenciar e disseminar dados e informações, que apoia ou aperfeiçoa o serviço de telecomunicações e se organiza em torno de estrutura específica - equipamentos e componentes de telecomunicações, sistemas de controle de ambientes e equipamentos de processamento e armazenamento de dados”.

 

Sobre Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego