banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Educadores anunciam greve a partir de segunda-feira
  Data/Hora: 8.fev.2015 - 6h 30 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Ato público no Núcleo Regional de Educação marca o início da greve. Movimento terá passeata no centro e recepção aos alunos nas escolas.

 

Os educadores da rede estadual de ensino aprovaram a greve da categoria, com início a partir de segunda-feira (09). A decisão unânime foi tomada neste sábado, durante a Assembleia Estadual, em Guarapuava, que contou com a presença de aproximadamente 10 mil servidores da educação, de diversas cidades do estado.

 

Além dos debates e encaminhamentos, o ato contou com dezenas de manifestações de repúdio ao Governador Beto Richa e sua equipe. Os educadores entendem que a atual gestão implantou o caos nas escolas, com a falta de repasses aos estabelecimentos de ensino, demissão de profissionais, diminuição de turmas e aumento do número de alunos nas salas de aula, atrasos e falta de pagamentos de benefícios dos trabalhadores, eliminação de programas e projetos educacionais e sucateamento de laboratórios e outras estruturas.

 

“Além de adotar sucessivas medidas que prejudicam a escola e os trabalhadores, o Governo do Paraná abandonou qualquer forma de diálogo e entendimento junto à categoria, praticamente, empurrando os trabalhadores da educação para a greve”, explica Fabiano Severino, presidente da APP-Sindicato/Foz.

 

PAUTA DA GREVE

Durante a assembleia, a categoria também definiu a pauta de reivindicação do movimento. Entre as reivindicações aprovadas, está a retirada ou a rejeição dos projetos de lei apresentados pelo governo esta semana. O primeiro promove o desmonte dos planos de carreiras dos professores e funcionários de escola, atingindo inclusive os servidores temporários (PSSs). A outra proposta altera a previdência dos servidores estaduais, restringindo direitos e  autorizando o governo a utilizar o fundo previdenciário para o pagamento de dívidas do estado.

 

As reivindicações dos servidores incluem também: pagamento imediato dos salários em atraso (PSSs, 1/3 de férias, auxílio alimentação e conveniadas), retomada das negociações sobre os temas educacionais e a organização escolar, retomada do Porte das Escolas tendo como referência mínima dezembro de 2014, retomada imediata dos projetos educacionais e programas, abertura e reabertura de turmas/matrículas, contra a superlotação das salas de aulas, nomeação de todos os professores e pedagogos concursados e não apenas os 4.503, como fez o governo, excluindo do chamamento cerca de 1.000 pedagogos.

 

“A nossa pauta abrange temas educacionais e da organização escolar, para retomarmos as discussões que conduzam à melhoria da qualidade da educação para a população. A outra parte da pauta exige a reposição dos direitos dos trabalhadores, como o pagamento de benefícios em atraso e a manutenção de conquistas históricas, como o plano de carreiras e a aposentadoria da categoria”, explica Mirian Takahashi, secretária de comunicação da APP-Sindicato/Foz.

 

ATO PÚBLICO EM FOZ DO IGUAÇU

Em Foz do Iguaçu e Região, o movimento organizado pelo sindicato terá início nas escolas, a partir das 07:30 horas, com recepção aos alunos. Durante os encontros, serão apresentados aos estudantes os motivos que levaram a categoria a greve e as principais exigências dos educadores.

 

O ato público da categoria acontece em frente ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE), às 09:30 horas, seguido de passeata pelas ruas centrais da cidade, até o local do acampamento da paralisação, na Praça do Mitre. 

 

Foto 1: Marcos Labanca

Foto 2: Arquivo APP-Estadual

 

CONTATOS

APP-Sindicato – Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu

(45) 3027-1893 e  appfoz@foznet.com.br

(45) 9904-0993 - Fabiano Severino (Presidente)

(45) 9987-1717 - Miriam Takahashi (Secretária de Comunicação)

 

Visite-nos: www.appfoz.com.br

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner violência se limite