banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ato unificado da educação reúne mais de 5 mil pessoas
  Data/Hora: 26.fev.2015 - 11h 53 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Foz do Iguaçu assistiu a uma das maiores manifestações conduzidas por educadores já realizadas em sua história. Mais de cinco mil pessoas percorreram a região central, nesta quarta-feira (25), até o ato público que se concentrou em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE).

 

Educadores das nove cidades de abrangência da APP-Sindicato/Foz deram mais uma demonstração de unidade e mobilização em defesa da escola pública. O protesto aconteceu no momento em que representantes do governo e do sindicato iniciavam a terceira rodada de negociações, em Curitiba.

 

 

Além de professores, pedagogos e funcionários de escola da rede estadual de ensino, o ato unificado da educação reuniu professores municipais, docentes e servidores da Unioeste, estudantes de todos os níveis de ensino e integrantes de outras categorias profissionais.

 

Uma verdadeira marcha humana avançou pelas principais ruas da cidade de Foz do Iguaçu, conduzida pelo carro de som que alertava a população sobre o desmonte da escola pública praticado pelo Governo Beto Richa. Durante a passeata, comerciários e trabalhadores de diversas áreas manifestam o apoio e a solidariedade ao movimento dos educadores.

 

“Não estamos na rua por privilégios como o auxílio-moradia de R$ 4 mil que o governador acaba de conceder aos conselheiros do TCE. Estamos na rua contra as salas de aulas superlotadas, contra o sucateamento das escolas devido à falta de repasses do governo, contra o fim de projetos educacionais nas áreas de arte, idiomas, esportes e preparatórios para o vestibular. Estamos na rua em defesa da educação pública e de qualidade”, enfatiza Cátia Ronsani Castro, secretária de Formação Polícia Sindical da APP-Sindicato/Foz.

 

Desde o início da greve da educação, no dia 09 de fevereiro, a direção regional do sindicato tem promovido manifestações, passeatas e outras atividades para esclarecer a população sobre a realidade das escolas paranaenses. As mobilizações também são formas de pressionar o governo a atender a pauta de reivindicações formulada pela assembleia geral categoria e reverter as medidas que prejudicam a educação.

 

“Grande parte das escolas não tem condições de iniciar o ano letivo por culpa da gestão desastrosa do governo. Em muitas instituições faltam funcionários, pedagogos e professores. Faltam até materiais de básicos para o funcionamento de muitas escolas. Além disso, Beto Richa afundou as finanças do estado e agora tenta salvá-las retirando direitos e garantias trabalhistas dos servidores”, diz o professor Silvio Borges, uma das lideranças do movimento.

 

UNIFICADO

Durante do ato unificado da educação, estudantes, técnicos e professores da Unioeste fortaleceram o movimento contra o desmonte do ensino e os ataques aos direitos do funcionalismo.

A universidade também está em greve nos cinco campi de atuação. Além da falta de recursos para o custeio das instituições e a tentativa de retirar direitos dos servidores, o Governo Beto Richa propõe alterar a diretriz que garante a autonomia das instituições de ensino superior. Com isso, as universidades paranaenses poderão ter comprometidas as suas finalidades, que devem garantir ensino público, gratuito e de qualidade, além de atividades de pesquisa e extensão para toda a sociedade.

 

“Beto Richa está contra a educação de todos os níveis, desde a escola básica até o ensino superior. O projeto que o governador defende garante privilégios e benefícios para os ricos através da retirada de direitos dos trabalhadores e do corte nos serviços públicos essenciais para a população”, reflete a professora Silvana de Souza, docente do curso de pedagogia da Unioeste e integrante do Sinteoeste.

 

Durante o ato a educação, a Unioeste ainda foi representada pelo professor Fernando José Martins e pela acadêmica Jucirlei Santos, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A professora Deise representou os educadores da rede municipal em greve e vários estudantes presentes referendaram o apoio do movimento estudantil à paralisação.

 

A GREVE CONTINUA

Terminada a terceira rodada de negociações, os educadores do Paraná continuam em greve. Embora a proposta do governo sinalize alguns avanços, ela não contempla as exigências da categoria para o fim da paralisação.

 

As principais divergências na negociação entre o governo e os educadores são:

- O governo assumiu o compromisso de implementar as promoções e progressões atrasadas junto ao salário de maio para os funcionários  junho para os professores. Porém, não se comprometeu em pagar os valores retroativos.

- O governo recuou da suspensão das licenças especiais para o ano todo, mas as mantém suspensas até junho.

- O governo recuou da suspensão do PDE para o ano todo, mas o mantém  suspenso até agosto.

Vale destacar que a questão da previdência dos servidores não está totalmente resolvida. Não há compromisso do governo de manter o fundo previdenciário, no mínimo, nas mesmas condições em que está atualmente.

Com isso, a greve continua e as propostas apresentadas deverão ser avaliadas pela categoria nos próximos dias.

A mobilização dos educadores realizada nesta quarta-feira, na Capital do Estado, contou a presença de 80 professores, educadores e funcionários de escola das nove cidades representadas pela APP-Sindicato/Foz. A direção regional fretou dois ônibus para o deslocamento dos trabalhadores da educação.

 

CONTATOS

APP-Sindicato – Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu

(45) 3027-1893 e  appfoz@foznet.com.br

(45) 9904-0993 - Fabiano Severino (Presidente)

(45) 9987-1717 - Miriam Takahashi (Secretária de Comunicação)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani
Banner emprego
Banner violência se limite