banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Semana foi destinada à recepção dos novos estudantes da UNILA
  Data/Hora: 6.mar.2015 - 16h 54 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

O semestre letivo na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) iniciou na última segunda-feira (2), e a primeira semana foi marcada por atividades de recepção aos novos alunos. A programação da Semana de Recepção aos Calouros contou com oficinas, apresentações culturais e informações sobre a Universidade. Além dos 17 cursos já consolidados, a UNILA iniciou as atividades de mais 12 graduações, nesse primeiro semestre. Já no segundo semestre, outras 12 novas carreiras começarão a ser ofertadas.


 

 

No primeiro dia de atividades, os novos estudantes da UNILA foram recebidos com muita música, dança e descontração. Com a falta do transporte público regular em Foz do Iguaçu, a programação foi transferida para a UNILA Centro, onde aconteceram apresentações do grupo Maracatu Alvorada e de danças africanas. Além disso, os novos unileiros receberam o kit calouro e tiveram espaço para trocar experiências com alunos veteranos.


 

Para o iguaçuense Edir Pereira de Jesus, calouro do curso de Filosofia, o evento já foi uma prévia da diversidade cultural que o ambiente da UNILA oferece. “Gostei muito de poder estar na minha cidade, convivendo com pessoas de tantas nacionalidades e escutando idiomas diferentes. Essa troca cultural será, com certeza, um diferencial na minha formação”, afirmou.


 

As atividades da Semana de Recepção prosseguem nesta sexta-feira e sábado (6 e 7), com oficinas, minicursos e ações referentes ao Dia Internacional da Mulher.


 

Haiti


 

A novidade deste ano é a chegada dos estudantes haitianos. Eles se juntam ao quadro discente da UNILA, que já contava com integrantes de outras 11 nacionalidades. “Estamos aqui para estudar, mas também para mostrar um pouco da cultura e os valores do nosso povo”, ressaltou o aluno haitiano Ricardo Turelian, que ingressa no curso de Engenharia de Materiais.


 

Na quarta-feira (4), foi realizada uma cerimônia para recepcionar os alunos aprovados em chamada especial pelo Programa Pró-Haiti. O evento foi realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e contou com a presença do embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Cherubin. "Sabemos que a educação é uma ferramenta essencial para a transformação social, e a UNILA ajuda a realizar o sonho desses estudantes", destacou Cherubin.


 

"Foram quatro anos de espera, mas finalmente estamos abrindo as portas para o Haiti, na UNILA. Estes estudantes que estão chegando, muitos deles perderam os bens mais preciosos da vida, como familiares e amigos, no terremoto de 2010. Agora, eles enfrentam desafios para encontrarem melhores oportunidades. Representam, por vezes, a única referência financeira para aqueles que ficaram lá. Estamos muito contentes e com o sentimento de dever cumprido", disse a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Gisele Ricobom.


 

Cinema


 

Paralelamente ao evento de recepção aos novos alunos, está sendo realizada a 1ª Semana de Exibição do Curso de Cinema e Audiovisual da UNILA, que visa divulgar os trabalhos realizados por estudantes, professores e técnicos do curso. São quase 50 filmes e vídeos produzidos na Universidade, com exibições programadas até esta sexta-feira (6), na UNILA Centro e no Cine Iguassu Boulevard. Também estão sendo exibidos filmes premiados no Festival Brasileiro de Cinema Universitário de 2015, além de produções da Federação de Escolas de Imagem e Som da América Latina (Feisal 2013-2014).


 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner emprego