banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Dra. Tany do Amarante Razera recebe o Título de Delegada do Ano
  Data/Hora: 7.mar.2015 - 11h 3 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Pouquíssimas vezes sentamos para conversar a respeito de tudo o que nos cerca, a respeito principalmente desta energia maravilhosa que move o Universo e dá vida e movimento a tudo o que está ao nosso redor – e, muito embora não A vemos – Ela existe, é real – e, assim como o ar que respiramos e não o vemos, sem Ela não existe VIDA...   

 

Mesmo assim, se alguém me pedisse para descrevê-la, eu diria: Uma grande mulher que enaltece e enobrece a Instituição Polícia Civil do Estado do Paraná. Um belo exemplo de competência, humildade e elevado espírito social/mental/espiritual. Um ser humano de extrema grandeza, que mesmo exercendo a função que exerce, jamais deixa de lado o amor pela VIDA, o amor pelos princípios sagrados que norteia a sua profissão, o anseio interno e externo de ver uma sociedade infinitamente melhor em todos os aspectos da VIDA.

 

Uma pessoa equilibrada, centrada no desejo de ser útil, participativa – no desejo de dar o melhor de si em benefício da coletividade, para que todos possam ter melhor qualidade de vida e condições de exercer a sua profissão com dignidade e respeito. Diria que em suas ações diárias, estando ou não no exercício de sua profissão – não há nenhuma remoção dos limites que asseguram a lei e a ordem para agradar as exigências egoístas de quem quer que seja.

 

Na última vez em que a visitei em seu local de trabalho, no ano passado, junto à Delegacia de Polícia de São Miguel do Iguaçu, entre a assinatura e a leitura de um inquérito ou outro, sua preocupação com tudo o que nos cerca era elevada. Dentro de um ambiente de trabalho impecável, a impressão que se tinha era de que mesmo se tratando de uma Delegacia de Polícia, o que se exalava era um ar de pura magia, um sentimento de paz e harmonia.

 

No trato com os seus subordinados, independentemente do sexo, cor ou posição social, o retrato do amor e o respeito que devemos ter com todos como nos pregava o Mestre – “um sentimento de compaixão calorosa – carregado principalmente com o anseio de capacitar, crescer, criar, ser nutrido e nutrir, ser educado e educar, ser protegido e proteger, satisfazer as suas necessidades e poder satisfazer a necessidade de outros, tudo em um sistema claro de Lei e Ordem”.

   

 

Nosso diálogo mesmo sendo rápido – foi uma espécie de Raios-X, sobre os problemas atuais que afetam e degradam a sociedade contemporânea, com um olhar mais apurado sobre a FAMÍLIA – a respeito de como a sociedade civil organizada poderia ocupar os espaços que hoje se encontram vazios dando margem a que desocupados e transgressores mentais avancem sobre a vitalidade e a inocência da nossa juventude.

 

Sua preocupação estava focada nas causas e não nos seus efeitos – “se eliminarmos as causas da violência atual, em breve espaço de tempo sobrará recursos para serem investidos na Educação e na Saúde, por exemplo – e num futuro próximo ao invés de vermos os nossos governantes preocupados com a construção de mais e mais presídios, com a preocupação de adquirem mais e mais equipamentos modernos e letais para combater a violência – iremos vê-los preocupado com a inserção social, com a melhoria da qualidade de vida do funcionário público que serve a coletividade, com a melhoria do salário do professor responsável pela educação dos nossos filhos” me dizia ela.

 

Uma das suas maiores preocupações era em humanizar o sistema carcerário. Lembrava que: muitos que hoje estão encarcerados não só aqui, mas em diversos presídios deste país que cometeram delito num momento de desespero, onde a voz da razão foi sufocada momentaneamente pela emoção – seja por ignorância, ganância ou uso de drogas, não só as ilícitas como também as que são vendidas em qualquer botequim de esquina com rótulos e marcas divulgadas em horário nobre.

 

“São pessoas que devem pagar pelos seus erros sim – mas dentro de um grau razoável de civilidade para que possam ser reintegrados novamente ao convívio social – muitos são excelentes profissionais que podem – como já existe hoje em alguns lugares, estarem prestando serviço a sua comunidade, seja como pedreiro, carpinteiro ou até mesmo ajudando na limpeza pública”, dissertava ela, ao mesmo tempo em que se preocupava em colocar tudo isso em prática o mais rápido possível.

 

Acredito que com essa introdução, já dá para visualizar um pouco do seu caráter – o selo e o respeito que ela tem pela sua Instituição – o selo e o respeito que ela tem para com o cargo que exerce. É por essas e outras que a AESCA – Associação Esportiva, Cultural e Ambiental de São Miguel do Iguaçu e o Legislativo Municipal, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher lhe concede o Título de Delegada do Ano

 

O momento em que Cláudio Rodrigues, presidente do Legislativo Municipal e Hector Enebelo, presidente da AESCA - Associação Esportiva, Cultural e Ambiental de São Miguel do Iguaçu, entregavam o Título de Delegada do Ano, a Dra. Tany do Amarante Razera - Essa Homenagem foi entrega hoje pela manhã na sede do Jornal O Farol, situado na Rua Farroupilha, 49 - Sala 07 - São Miguel do Iguaçu - Paraná

 

 

E por que esse Título?

 

Mesmo com todas essas qualidades que acima citei – e quem quiser conferi-la basta visitar as inúmeras Delegacias por onde ela atuou e falar com os profissionais que sempre estiveram ao seu comando – Dra. Tany, em janeiro deste ano foi transferida da Delegacia de Polícia de São Miguel do Iguaçu, pelo visto, por ordem da cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná.

 

E por que foi transferida?

 

Tudo indica que a transferência foi fruto da sua competência, da sua personalidade forte e intransigente de se posicionar ao lado do que acha que é justo e correto.

 

Todos devem estar lembrados do episódio em que a policial Aline, sua subordinada junto à Delegacia de Polícia de São Miguel e um empresário de Foz do Iguaçu. O empresário, de forma insidiosa e desumana (isso para não usar outros termos ofensivos) insistia em querer levar a policial para fazer sexo com ela – dando a ela como troca, a garantia de que durante o tempo em que o atual Secretário de Segurança estivesse no poder, ela não seria transferida e ninguém iria incomodá-la no seu local de trabalho.

 

Como as tentativas vinham se sucedendo, a policial Aline, que não a conheço, mas pela sua atitude deve ter por todos o maior respeito e consideração – levou o que estava acontecendo ao conhecimento da Dra. Tany, que sabiamente a orientou para, que se isso voltasse a acontecer, que ela gravasse as investidas do mesmo. O que foi feito, e diante dos fatos, com a autoridade que o cargo lhe compete, o mesmo recebeu voz de prisão e por diversos dias amargou dentro da carceragem da cadeia de São Miguel.

 

A gravação é nítida que já foi noticiada por diversos órgãos de comunicação – é nítida – e nela podemos ver que o dito cujo empresário trata a policial como um objeto, como algo que ele pudesse pegar e usar como bem lhe provesse. Chega inclusive a tomar a arma da policial, dizendo que só a devolveria depois dela se deitar com ele. E no momento em que dignamente foi lhe dado voz de prisão, sentencia: “vocês podem me prender, mas vão ver o que vai acontecer depois...”

 

E o que aconteceu?

 

Em se tratando de uma Secretaria de Segurança Pública, diante de um ato como este de extrema nobreza e civilidade, amor e respeito pela dignidade das pessoas, o que se esperava era um Título de Honra ao Mérito pelo elevado espírito de grandeza e elevação da atividade policial...

 

Ledo engano – dias depois, Dra. Tany, sobre o pretexto de que a Diretoria da Polícia Civil estava fazendo remanejamentos pontuais, a transferiu para Delegacia da Mulher – Turvo/Candói, o seu marido Edinho que também é agente está em Medianeira. Ou seja, separou o casal, deixando entre um e outro um “abismo de mais ou menos 300 quilômetros de distância... Um crime político, que até pode ser legal, mas infinitamente imoral que deixa a Secretaria de Segurança Pública na maior saia justa...

 

E o que houve com a policial Aline?

 

Na última sexta-feira, recebi informações junto à Delegacia de Polícia de São Miguel do Iguaçu de que a mesma foi recolhida e afastada de suas funções para tratamentos psiquiátricos... Esse é o prêmio que ela recebeu pelo seu comportamento límpido e transparente, por se recusar a ir para a cama com um “(...)” que em épocas de eleição é chamado de “empresário” coordenador de campanha...   

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner violência se limite