banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Projeto da UNILA atua na identificação do patrimônio cultural, material e imaterial de Foz do Iguaçu
  Data/Hora: 19.mar.2015 - 13h 14 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Desenvolvido desde setembro de 2014, o projeto de extensão da UNILA "Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu" iniciou, recentemente, sua segunda etapa, que inclui o mapeamento, o registro e o cadastro de bens em um sistema online. O objetivo, até o final do ano, é tornar o sistema público e referência na identificação e no repasse de informações a respeito dos bens culturais do município. A equipe conta com seis professores da UNILA de cursos diversos, além de dois profissionais externos e bolsistas.

 

O projeto acontece em resposta à demanda da comunidade local, apresentada pela Comissão de Revisão da Lei de Patrimônio de Foz do Iguaçu e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais. Para centralizar essas informações e disponibilizar o questionário, um site preliminar (patrimonioculturalfoz.org) já está no ar.

 

A professora de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do projeto, Renata Machado, vem participando, desde o ano passado, da Comissão que busca propor uma revisão da lei municipal, existente desde 1990. Esta revisão ocorre no sentido de propor novos instrumentos e diretrizes legais que abarquem o direito constitucional à cultura e ao patrimônio cultural, atualizando a concepção de patrimônio e de identidades culturais.

 

É proposta uma ampliação do entendimento de patrimônio constante na lei, passando a reconhecer, além dos bens materiais, também os imateriais como referência cultural da cidade. "Esta lei existe há 24 anos no município, mas até o presente momento nenhum bem foi identificado como patrimônio cultural. Por isso, há necessidade de revisão, trabalho que está quase no fim", disse Renata. A docente lembra que será necessário, após a nova sugestão de lei, o encaminhamento do projeto à Câmara de Vereadores, para apreciação, e o esforço para que o tema entre em pauta.

 

O estágio inicial do site foi lançado nesta segunda-feira (16), incluindo sistema online de cadastro. Por meio desse sistema, a população poderá cadastrar bens que julgue significativos à história e à memória da cidade. Poderão ser bens imóveis, como prédios antigos e ruas e, também, manifestações culturais, compreendidas a partir do alargamento do conceito de patrimônio cultural. Dessa forma, serão consideradas cerimônias, saberes populares, rituais, religiosidades e expressões tradicionais. "Todo este cadastro é importante para, depois, ser feito um estudo e uma análise mais específica sobre cada item registrado. Temos certeza de que há muitos bens, entre materiais e imateriais, que passarão a ser reconhecidos, mas tudo é um processo", explica a professora.

 

Neste momento, com o site já lançado, a ideia é sensibilizar a população local acerca da importância da preservação e do reconhecimento dessas referências culturais, aumentando a perspectiva do que seriam esses patrimônios. No futuro, a página contará com orientações a respeito do mapeamento e com um formulário para o pré-cadastro de bens, em que a comunidade poderá enviar informações e imagens sobre cada bem reconhecido como relevante. Posteriormente, estas informações abastecerão o sistema e os bens poderão ser registrados ou tombados, impedindo sua destruição e ampliando o planejamento de ações voltadas à valorização desses patrimônios.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018