banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Cidades Digitais é lançado em Toledo. Chegada do programa à região interessa à Itaipu
  Data/Hora: 20.mar.2015 - 5h 8 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional - A Itaipu e a FPTI podem, futuramente, apoiar os municípios da região que forem selecionados para o Cidades Digitais, fornecendo treinamento, desenvolvendo softwares livres e repassando equipamentos. 

 

Os cidadãos de Toledo, no Oeste do Paraná, já estão mais integrados à aldeia global. Nesta quinta-feira (19), o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MiniCom), Américo Tristão Bernardes, esteve no município para inaugurar a segunda Cidade Digital do Estado. A cerimônia de assinatura do termo de doação de infraestrutura à cidade foi no Centro Cultural Ondy Helio Niederauer.

 

 

A Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) são parceiras do Cidades Digitais por meio do Programa Oeste em Desenvolvimento, podendo apoiar os municípios fornecendo treinamento, desenvolvendo softwares livres e repassando equipamentos.  “Hoje, não se pode mais dizer que governar é construir estradas. Governar é estar conectado, globalizado. E Toledo saiu na frente”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.

 

Além dele e do representante do MiniCom, também participaram da cerimônia o diretor de Coordenação da Itaipu e cidadão honorário de Toledo, Nelton Friedrich; o superintendente da FPTI, Juan Sotuyo; e o prefeito de Toledo, Luis Adalberto Pagnussatt, entre outras autoridades, vereadores e servidores municipais.

 

Toledo foi uma das 262 localidades do país escolhidas para fazer parte da primeira fase do Cidades Digitais. “Essa participação não foi uma ‘dádiva’ do Governo Federal, e sim o resultado de um esforço do município, que tratou o projeto com seriedade e competência”, avaliou Bernardes.

 

“Democratizar a informação é o nosso objetivo. Queremos levar às pessoas conteúdos que transformem suas vidas”, disse o prefeito Pagnussatt. “Toledo já tem seis instituições de ensino superior e em breve teremos um campus da UFPR. Para crescer, é preciso informação e educação.”

 

Na prática

Toledo recebeu um anel de fibra óptica de 14 km que interliga 18 órgãos e quatro locais de acesso públicos, num investimento de R$ 680 mil que beneficiará os 128 mil moradores do município. Além do anel, a rede das Cidades Digitais viabiliza instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, e pontos gratuitos de wi-fi para a população.

 

O objetivo do programa Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

 

Atualmente, existem 43 Cidades Digitais em funcionamento no Brasil, sendo duas no Paraná: Toledo e Ibiporã, contemplada em 2014. O programa já investiu mais de R$ 44 milhões em todo o País.

 

Em Toledo, a chegada da rede possibilitou diversos outros projetos, como instalação de câmeras de monitoramento, processamento rápido de infrações de trânsito e unificação de cadastros do sistema de saúde. Segundo o diretor de Informática da Prefeitura da cidade, Robson Vozniaki, a implantação trará também uma economia significativa aos cofres públicos. “Os custos com telefonia e internet devem cair mais de 50%”, estimou.

 

Cooperação

No dia 29 de dezembro do ano passado, o Diário Oficial da União publicou um acordo de cooperação entre Itaipu, FPTI e o Ministério das Comunicações para a instalação de um condomínio de datacenters no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de serviços de tecnologia da informação, conteúdos digitais, aplicativos e datacenters em áreas de relevância estratégica do Brasil, inclusive as regiões de fronteira.

 

O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho com representantes das três instituições, para desenvolver o Programa de Incentivo a Datacenters, que visa basicamente promover a adoção ampla de serviços de tecnologia da informação; estimular a ampliação da conectividade do Parque Tecnológico Itaipu; e incentivar o desenvolvimento no Brasil de aplicativos e serviços em nuvem.

 

Segundo o chefe da Assessoria de Informações da Itaipu (IN.GB), Carlos Roberto Sucha, articulador do projeto por parte da binacional, futuramente os programas de Incentivo a Datacenters e o Cidades Digitais podem se correlacionar.

 

“Uma das nossas principais expectativas ao trazer esse condomínio é facilitar a interconexão direta, em banda larga, com os países sul-americanos, tendo em vista que, atualmente, a conexão é feita com os Estados Unidos, para depois voltar ao Brasil”, explica Sucha. “Outra é dar suporte e facilitar o desenvolvimento de programas como o Cidades Digitais em municípios da região que precisem de infraestrutura de dados e apoio técnico.”

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner violência se limite
Bassani